Governo de Rondônia
29/03/2024

TÍTULO JÁ

Moradores de Urupá recebem títulos e comemoram a segurança jurídica das propriedades urbanas por meio do Governo de Rondônia

11 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

José Aldo agradece pelo título ser entregue gratuitamente às pessoas de baixa renda

 

Não é apenas um documento. Com os títulos nas mãos, Helena Alves, 65 anos, Lúcia Assis,62 anos, Aldo José, 44 anos e outros 24 moradores de Urupá comemoraram uma das conquistas mais aguardada por eles, a segurança de morar em um lugar legalmente reconhecido como de propriedade deles. A entrega dos títulos de lotes urbanos aconteceu no sábado (10), na Câmara de Vereadores.

Essa é a primeira vez que Lucia tem em mãos o título de uma propriedade no seu próprio nome. ‘‘Agora está legalizada no meu nome’’, conta emocionada já fazendo planos de conseguir financiamento para melhorar o lugar onde mora.

Lúcia Assis se emociona ao receber o título da propriedade depois de 25 anos morando no município de Urupá

Aldo também compartilha da experiência de ter pela primeira vez o título de um imóvel e destaca a gratuidade do programa. ‘‘Se fosse para eu pagar, eu não ia ter condições. Quero agradecer por esse programa que ajuda pessoas de baixa renda, como eu’’.

Outra que também esperava cheia de expectativa pelo título da moradia era Helena. Moradora de Urupá desde 1992, ela destacou a satisfação de ter o documento da casa. ‘‘Agora eu me sinto mais segura tendo essa garantia que está no meu nome’’, afirma.
Além dos 27 títulos, Urupá já foi contemplado anteriormente com outros 159 títulos, mas a meta é que 1.100 lotes urbanos passem a ter o título definitivo através do programa Título Já, que está sendo executado em 17 municípios de Rondônia para regularização de 33 mil imóveis.

A iniciativa faz parte das ações de desenvolvimento territorial do Plano Estratégico do governo na promoção no desenvolvimento econômico do Estado.

Para o prefeito de Urupá, Célio Jesus, a entrega de títulos traz um grande benefício para o município e para as pessoas que aguardavam há anos para ter o documento definitivo das propriedades. Segundo o superintendente Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), Constantino Erwen, a missão dada pelo governador é que se destrave todo o processo de regularização para dar dignidade à população.

Helena Alves, 65 anos, destaca satisfação de receber o  título

‘‘É uma demanda grande e estamos trabalhando nisso. Pedimos que os municípios atuem mais, junto com a gente, para que possamos alcançar mais famílias. É uma questão de honra para o governador, que a regularização de terras avance”, conta o superintendente.

A solenidade da entrega de títulos contou ainda com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá, que representou o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e esteve no município para inauguração do sistema de videomonitoramento.

Também participou do evento, o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), coronel Erasmo Meireles, que destacou o trabalho feito pelo governo para melhoria das estradas. ‘‘A região de Urupá está tendo a atenção do DER, principalmente através da operação tapa buraco na RO 473, que liga a BR 364 até Urupá. Fizemos ainda a galeria tripla que era um anseio da população e foi possível graças ao empenho do nosso governador Marcos Rocha’’, disse.

A solenidade ainda contou com a participação de prefeitos e vices dos municípios vizinhos que falaram sobre a importância do conjunto de ações que governo tem feito na região.
Leia mais:

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Habitação, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo