Governo de Rondônia
29/03/2024

PRODUÇÃO

Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, diz que Rondônia é a nova fronteira de oportunidades do país

30 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

3 Dia Rural Show Ministro PESCA HELDER BARBALHO Espaço Empresarial Internacional-30

Ministro da Pesca falou das potencialidades de Rondônia

 

Visitou a Rondônia Rural Show na tarde desta sexta-feira (29) o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, que ao conhecer as potencialidades do estado que é o segundo maior produtor de pescado do país e saber das políticas públicas adotadas pelo executivo estadual para garantir segurança jurídica para o setor, disse que Rondônia é a nova fronteira de oportunidades do Brasil.

Ao conhecer a vitrine de pescado, o ministro disse aos produtores para que creiam na viabilidade do negócio, pois o peixe produzido em Rondônia abastece outros estados brasileiros, inclusive o Amazonas. Ressaltou a importância de se investir na qualificação do produtor e de políticas públicas para diminuir os custos de produção no país e citou como exemplo a desoneração de impostos como PIS e Confins para diminuir o preço da ração.

O governador Confúcio Moura disse que estava honrado com a presença do ministro Helder Barbalho que veio a Rondônia para prestigiar a Rondônia Rural Show maior feira de negócios da região norte e afirmou que produzir peixe em Rondônia é um bom negócio. “O produtor deve produzir peixes aliado a outras atividades; o segredo é a diversificação no campo” disse.

Confúcio Moura afirmou que quando assumiu o governo do estado em 2011 a produção de peixe era de 12 mil toneladas ano. Hoje a produção é de 80 mil toneladas ano, a meta é chegar ao final de 2018 com uma produção de 250 mil toneladas e disse que para isso tem trabalhado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) que faz um trabalho de monitoramento da água dos rios e lagos. Confúcio citou uma frase do ex-governador do Amazonas José Lindoso que dizia “O boi da Amazônia é o peixe”. O governador destacou a importância da diversificação das atividades no setor produtivo. “Nós produzimos a vaca de leite, de corte e peixe”, afirmou.

O ministro também conheceu o Espaço Empresarial Nacional e Internacional onde alguns empresários apresentaram suas atividades, como a SC Transportes e Construções, especializada na industrialização e processamento de pescado que está se instalando em Rondônia. O projeto engloba ainda uma fábrica de farinha e de ração.

A novidade é um curtume especializado no tratamento de couro de peixe da espécie Pirarucu que se instalou em Rondônia. O couro é usado por uma grife para fabricação de roupas. Turquia e Rússia são os maiores compradores do produto.

A coordenadora de Desenvolvimento de Piscicultura do Estado de Rondônia, Ilce Santos Oliveira, apresentou projeto de um complexo de entre postos de pescados, que irá armazenar para o produtor toda a produção até a comercialização do produto. Ao final da apresentação a coordenadora disse ao ministro Helder Barbalho que o governo de Rondônia conta com o apoio do ministério da Pesca e Aquicultura para aprovação do projeto.

O ministro Helder Barbalho disse que tem construído boas parcerias com estados e municípios e que aceita as provocações das parcerias. “Rondônia já tem feito o dever de casa, quando o governo do estado constrói segurança jurídica para o setor”, sinalizando positivamente para o projeto do complexo.

Ao final do evento, o governador Confúcio Moura presenteou o ministro Helder Barbalho com uma placa em agradecimento pela visita a 4ª edição da Rondônia Rural Show.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Governo, Indústria, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo