Governo de Rondônia
25/04/2024

PROJETO RONDON

Ministro da Defesa diz que uma nação não se faz pela metade ao defender ação dos rondonistas em municípios de Rondônia

07 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com o Teatro Palácio das Artes lotado pelos 310 rondonistas e professores que por duas semanas irão oferecer oficinas de saúde, assistência social, cidadania, direitos humanos, justiça, educação, cultura e tecnologia às populações de 15 municípios de Rondônia, o ministro Raul Jungmann (Defesa) disse que os jovens estudantes que fazem parte do projeto Rondon irão, da mesma forma que o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, ligar um Brasil a outro, ligar sua história à história que irão encontrar.

 

Abertura do Projeto Rondon, no Teatro Palácio das Artes

 

“Vocês irão dar a dimensão humana que o nobre brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon também deu em tudo que fazia. Seja como geólogo, artista, pacificador, sertanista, militar. Só havia litoral e os sertões, sem integração. Um Brasil dividido. Não havia transporte e nem comunicações. Num meio extremamente agressivo Rondon vence e deixa uma obra de impacto imenso no que somos hoje”, declarou o ministro Jungmann na tarde de quinta-feira (6), na abertura da Operação Rondônia Cinquentenário para comemorar o projeto que leva o nome do desbravador, patrono do Estado.

Ao lembrar da aproximação que o sertanista empreendia entre as nações indígenas e a população, o ministro disse que cuidar das nações indígenas e traze-las para o “seio das famílias brasileiras” era feito não apenas por generosidade e compromisso “mas sobretudo porque uma nação não se faz pela metade, não se faz com aqueles que tem e que não tem, entre os que podem ter e os que já nascem condenados pela pobreza.”

Raul Jungmann pediu um minuto de silêncio pela morte na queda de um avião locado pelo Exercito no dia 3 de julho dos agentes ambientais do Ibama  Olavo Perim Galvão, Alexandre Rochinski e Sebastião Lima Ferreira Júnior, que combatiam, em uma operação conjunta, o garimpo ilegal na região de Roraima. O piloto Marcos Costa também morreu, e o agente Lazlo Macedo de Carvalho foi socorrido em estado grave após o desastre aéreo, encontrando-se no Hospital Militar do Galeão, no Rio de Janeiro. O ministro enfatizou também a importância que Rondon dispensava a proteção do ambiente terra.

 

 “Só havia litoral e os sertões, sem integração. Um Brasil dividido. Não havia transporte e nem comunicações. Num meio extremamente agressivo Rondon vence e deixa uma obra de impacto imenso no que somos hoje”, disse o ministro da defesa Raul Jungmann.

 

Coordenador-geral do Projeto Rondon, o brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral  disse que para a realização da Operação Cinquentenário Rondon, até o dia 23, em 15 municípios, as Forças Armadas contam com efetivo apoio do governo estadual, citando o Corpo de Bombeiros como um dos parceiros preponderantes. “A atuação as Forças Armadas é imprescindível”, disse também Amaral, lembrando que desde 2005, após sofrer paralisação, o projeto Rondon está sob guarda-chuva do Ministério da Defesa.

Os 310 rondonistas e professores fazem parte de 30 instituições de ensino superior de oito estados e mais o Distrito Federal. Eles irão promover oficinas em diferentes áreas de conhecimento, divididas em dois eixos: cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde (1) e comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho (2).

Ao dar as boas vindas aos rondonistas, o vice-governador Daniel Pereira disse que os universitários  tem a oportunidade de,conhecendo a realidade rondoniense e da Amazônia, gerar compromisso com a região, estimulando-os a concluírem sua formação e virem atuar em nosso Estado.  “Aqui cabem todos vocês, tem oportunidade de trabalho para todos,”, registrando que é do Paraná, geograficamente uma região menor do que Rondônia.

Daniel Pereira disse também que em Rondônia as Forças Armadas tem dividido com o Estado a grande responsabilidade de atuar em uma das mais jovens unidades da federação, garantindo paz e prosperidade. “São parceiros fantásticos, estão todos os dias junto com a gente,” disse.

Primeira vez que deixa o sul do Brasil, a universitária Belcris Mazzitelli, 22 anos, faz o 5° ano de psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Bastante animada, tem a expectativa de que a população de Guajará-Mirim, para onde vai com os demais estudantes da instituição, participe das ações.

“Espero que a gente possa levar muito conhecimento e interação para as pessoas e que possa passar alguma coisa com o projeto, que fique mais do que simplesmente ir lá e fazer um trabalho, que a gente possa ter interação”, disse Belcris.

Belcris e Marta apostam na interação com as comunidades

Estudante do 2º ano de Biomedicina, Marta Santin, 20 anos, pela primeira vez viaja de avião e sai do Rio Grande do Sul. “Está sendo uma experiência incrível.  Eu também espero que a gente possa levar algo de bom para a população, que não seja apenas momentâneo, mas que fique uma semente plantada para o desenvolvimento deles, que a gente consiga contribuir e que participem das nossas atividades”, disse.

Julia Lorraine dos Santos, 22 anos, faz assistência social na Universidade de Brasilia (UnB). Já havia tentado integrar o projeto Rondon no inicio do ano, com atividades em Tocantins, mas não conseguiu. Estudante do 8º período do curso de Serviço Social, tem a expectativa de aprender muito com as comunidade de São Miguel do Guaporé, para onde irá a turma do Distrito Federal.
Números

Com o slogan Lição de Vida e Cidadania, o Projeto Rondon, criado em 1967, já visitou comunidades de 1.142 municípios de 23 estados, onde estiveram presentes 21. 436 estudantes universitários e professores. Nestes 50 anos, mais de dois milhões de pessoas receberam algum tipo de atendimento dos voluntários.

Cidades e instituições

Os 15 municípios de Rondônia contemplados com a Operação Rondônia Cinquentenário e as instituições de ensino superior são:

*Alto Paraíso – Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Estadual de Santa Cruz

*Alvorada do Oeste – Faculdade de Direito de Santa Maria e Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

*Buritis – Universidade Comunitária Região de Chapecó e Universidade José do Rosário Vellano

*Cacaulândia- Universidade de Cruz Alta e Universidade Severino Sombra

*Campo Novo de Rondônia – Universidade Metodista de Piracicaba e Instituto Federal do Paraná

*Candeias do Jamari – Universidade Estadual de Mato grosso e Universidade de Marilia

*Guajará Mirim – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Universidade Federal de São Carlos

*Itapuã do Oeste – Universidade do Vale do Sapucaí e Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia

*Monte Negro – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central

*Nova Mamoré – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Universidade Federal de São Paulo

*Porto Velho – Universidade de Passo Fundo e Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro

*Rio Crespo – Centro de Universidade da Cidade de União da Vitória e Universidade Federal de Pelotas

*São Miguel do Guaporé – Centro Universitário de Votuporanga e Universidade de Brasília (UnB)

* Teixeiropólis –  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Centro Universitário FAE

*Urupá – Universidade Federal de Alfenas e Fundação Hermínio Ometto, Uniararas

Estudantes da Universidade de Passo Fundo realizam a cobertura jornalística dos 50 anos do Projeto Rondon.

Leia mais:

 Cinquentenário Rondon atenderá a 15 comunidades de Rondônia com ações sociais em julho

 Equipes de oito estados e DF se preparam para Operação Cinquentenário do Projeto Rondon, que será realizada em julho

 Cinquentenário do Projeto Rondon traz voluntários para 15 municípios de Rondônia

 Rondônia receberá a partir desta quinta-feira,6, ação comemorativa dos 50 anos do Projeto Rondon


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino e Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Evento, Governo, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo