Governo de Rondônia
28/03/2024

Cafeicultura

Ministro Andreazza apresenta café clonal e reúne mais de 300 agricultores

12 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

040Em ministro Andreazza, 600 mil mudas de café clonal foram repassadas aos agricultores familiares, disse na última sexta-feira (09) o secretário municipal Jadir Bravim, o Nenzão, durante o dia de campo realizado pela Emater-RO em parceria com a prefeitura municipal e empresas da iniciativa privada.

O dia de campo foi realizado na propriedade do agricultor Giomar Monteiro, e atraiu mais de trezentos  produtores rurais e também foi prestigiado pelo prefeito municipal Neuri Pesch, secretário executivo da Emater-RO Luiz Gomes, deputado Nilton Capixaba, vereadores e muitos empresários do agronegócio na região.

A propriedade anfitriã do dia de campo tem apenas 27 hectares, mas apresenta resultados invejáveis, tem 10 mil e quinhentos pés de café, que já alcançam produtividade de 100 sacas de café beneficiado em alguns talhões, e em talhões com apenas 2 anos foram colhidos quase 40 sacas de café por hectare, disse o proprietário.

Giomar Monteiro fez um breve pronunciamento e agradeceu o gerente local da Emater-RO, Wagner Osair de Oliveira, e explicou aos visitantes como começou o cultivo adquirindo mudas de um viveirista de Cacoal e que recebeu assistência técnica da Emater-RO, desde o inicio de seu cultivo, e os resultados foram superiores à sua expectativa, revelou Monteiro.

O prefeito Neuri foi muito elogiado em todas as falas pelo apoio que vem dando à cafeicultura do município. A secretaria de agricultura do município abraçou o projeto de tecnificação  do cafeicultura, elaborado pela equipe da Emater-RO com a participação das associações rurais do município, e vem apoiando em todas as etapas de execução.

152

O deputado Nilton Capixaba elogiou a ação do prefeito e da Emater-RO e informou que durante a 3ª Rondônia Rural Show, vai entregar juntamente com o governador Confúcio Moura 29 tratores agrícolas, comprados com recursos de suas emendas parlamentares, com contrapartida do Estado, para associações de produtores do Estado.

Luis Gomes falou em nome do governo do Estado, agradeceu as parcerias e elogiou a iniciativa do secretario de agricultura Evandro Padovani e do governador Confúcio Moura, que preferiu ver a iniciativa privada à frente da Câmara Setorial do Café, e apoiou o Programa Estadual de Revitalização da Lavoura Cafeeira, cujo resultados já começam a surgir no aumento da produção e da produtividade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Enoque de Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo