Governo de Rondônia
28/03/2024

SETOR TURÍSTICO

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

13 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Nesses mil dias, a Setur desenvolveu uma série de ações que possibilitaram o avanço do turismo em Rondônia

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico integrando políticas públicas inovadoras no comércio, serviços e turismo, o que tem alcançado grandes avanços, nestes setores.

De 2019 a 2021, a Setur realizou várias ações que impulsionaram o setor turístico de Rondônia para o Brasil. Para a gestora de Promoção e Eventos Turísticos, Gisele Louise, “é um dever da Setur trabalhar toda a situação turística. Temos grandes resultados e estamos gerando fluxo com os projetos e programas. Tudo isso dentro do eixo de turismo, que atende cada envolvido na área”, destaca.

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, “o Poder Executivo e todos os municípios podem e devem atuar no desenvolvimento e em benefício do setor. Temos agora a Lei Estadual que apoia o incentivo ao turismo como atividade econômica reconhecendo que esse setor, de fato, desenvolve socialmente e culturalmente o Estado de Rondônia”.

Setur debate estratégias para fomentar o turismo nas comunidades indígenas

Nesses mil dias da gestão Marcos Rocha, a Setur desenvolveu uma série de ações que possibilitaram o avanço do turismo em Rondônia.

VIAJA MAIS SERVIDOR

O programa “Viaja Mais Servidor” tem a finalidade de impulsionar o turismo receptivo (interno) para que a população conheça o potencial turístico do Estado em que vive. O projeto faz parte do Plano de Retomada ao Turismo pós-pandemia e fornece diversos benefícios como a valorização dos servidores, a movimentação da economia estadual, o crescimento do trade turístico, por meio de descontos em bares, hotéis, agências de viagens, restaurantes, agências de transportes, que pode garantir o fluxo de turistas e a taxa de ocupação de hotéis e pousadas.

Para começar essa grande demanda, foi iniciado abrindo as portas ao funcionalismo público estadual, que é de aproximadamente 55 mil servidores. Pela plataforma Rondônia Tem Tudo, o servidor é informado sobre as empresas parceiras e os descontos oferecidos.

ETNOTURISMO

Locais, gatronomia típica, história e cultura. O turismo como um todo diz muito sobre uma região. As raízes históricas, muitas vezes esquecidas, podem ser resgatadas. Com o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para o fluxo turístico nas comunidades indígenas e destacar a identidade de Rondônia, a Setur tem visitado aldeias em Cacoal para aproximar e gerar investimentos no etnoturismo.

Influenciadores digitais percorrem vários pontos turísticos selecionados pela Setur

A receptividade turística já acontece como uma iniciativa da própria comunidade Paiter Surui em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), e a Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí.

FAMTOUR

O “Famtour” é um projeto do Ministério do Turismo (MTur) e adotado pelo Estado para apresentar os atrativos de Rondônia por meio da integração de influenciadores digitais, que reforçam a divulgação dos pontos turísticos. A primeira edição aconteceu em 2020 e teve grande destaque entre a classe empresarial do segmento, como agências de viagem, restaurantes e hotéis.

O roteiro passou por Nova União, Ouro Preto do Oeste e Cacoal. Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia da região e desfrutar das belezas naturais.

A 2ª edição, Polo Madeira-Mamoré, aconteceu em julho de 2021. O roteiro foi em Candeias do Jamari e Porto Velho. Já a 3ª edição, entre os dias 30 de agosto a 3 de setembro, aconteceu na região do Vale do Jamari, envolvendo Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Campo Novo. Todas trouxeram ao Estado, resultados expressivos para o turismo.

LEI ESTADUAL DE TURISMO

Aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de agosto, a Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, contém todas as ações e diretrizes para impulsionar o setor turístico a curto, médio e longo prazos. A norma foi sancionada pelo Governo de Rondônia no dia 24 de agosto de 2021.

A lei, tem como objetivo definir áreas estratégicas, programas e ações, com vistas a orientar o Estado para a implementação da Política Estadual de Turismo e ao desenvolvimento do turismo.

RECUPERAÇÃO DO TURISMO

No dia 2 de julho de 2021, Rondônia incentivo do Governo Federal, por meio do Ministro do Turismo (MTur), com o repasse de R$ 1,2 bilhão, quando o ministro do MTur, Gilson Machado Neto esteve no Estado.

Rondônia recebeu incentivo do MTur para apoiar recuperação do turismo

O montante foi repassado durante a abertura do I Wokshop “Supera Turismo”, pela Caixa Econômica Federal (CEF). O dinheiro é destinado à concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que é uma linha de crédito de capital de giro, destinada às empresas do setor. O MTur transferiu os valores com vista a apoiar a recuperação do turismo na região, comprometido pela pandemia do coronavírus.

O workshop Supera Turismo reuniu empresários do setor em uma rodada de negócios para apresentação das linhas de crédito disponibilizadas pelo Fungetur e do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe), visando o fortalecimento econômico e turístico do Estado.

Participaram do evento profissionais especializados, traçando estratégias para chegar ao novo empreendedorismo do turismo. A equipe técnica do Ministério do Turismo compartilhou experiências acerca de investimentos e apoio do Governo Federal a projetos de turismo em Rondônia e nos estados da região Norte.

RONDÔNIA TEM TUDO

Uma página publicitária com cara de aplicativo e que mostra os atrativos turísticos do Estado, é assim o “Rondônia Tem Tudo”, onde as atividades são direcionadas para as redes sociais da Setur. Livros, Gráficos e e-books dos atrativos turísticos, são alguns dos conteúdos disponíveis na página.

CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO TURÍSTICA 

Projetos como “Redação de Turismo” e “Turismo Educativo”, foram algumas das ferramentas onde a Superintendência desenvolveu programas com os alunos da Rede Estadual. A Setur ainda investiu na capacitação de agentes de turismo em várias localidades do Estado para atuarem com guias turísticos. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Daiane Mendonça, Jaqueline Damaceno, Frank Nery e Renata Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo