“Mês da mulher” é comemorado nas penitenciárias em Porto Velho

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

11 _ comemoracao mulher nas penitenciarias_1024x680

Como parte das atividades alusivas ao mês da mulher e ao dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), promoveu no dia 11 de março um café da manhã na Penitenciária Estadual Feminina (Pefem) e no Presídio Provisório  Feminino (Pepfem), em Porto Velho. Ao todo, participaram das comemorações 174 reeducandas, além dos integrantes do projeto “Começar de Novo” e os servidores do setor de reinserção social da secretaria.

Para a secretária de Justiça, Elizete Lima comemorar o dia internacional da mulher junto às reeducandas é uma forma de trazê-las para uma reflexão da importância do papel que elas têm na sociedade e na família, mesmo privadas de liberdade. “Nós mulheres somos guerreiras, não desistimos de lutar. O dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa”, comenta Elizete.

11 _ CAFE DA MANHA_1024x680

A coordenadora do evento, Núbia Camacho reitera a importância de destacar o mês de março como sendo das mulheres. Ao longo de todo o mês serão realizadas atividades diferenciadas junto às apenadas, pois o ‘8 de março’ serve como marco para reflexão do papel da mulher no dia a dia. “É muito bom poder ver um sorriso no rosto de cada uma delas. Os projetos de reinserção social desenvolvidos pelo governo do Estado tem possibilitado que muita coisa boa seja feita dentro dos presídios e agradeço a pessoa do governador Confúcio Moura por nos estimular a continuar melhorando”, finaliza.

O café da manhã

Conforme a programação simultânea nas duas penitenciárias femininas, no início foi realizada a leitura de um trecho bíblico e o  grupo de louvor coordenou toda a atividade de cânticos. Acadêmicos da Faculdade Uniron fizeram palestra alusiva ao tema “Saúde da Mulher” e foi apresentado um filme com enfoque no resgate social de vidas.

11 _ dia da mulher_1024x680

A reeducanda Juliane Neves (32), que está na Pefem há seis meses, não lembrava do dia internacional da mulher e ficou surpresa com a comemoração. “Acho que pra gente é uma alegria. Tudo que vem de fora nos traz alegria, estou feliz por estar participando aqui desta atividade”, disse.

Já a apenada Zenaide Silva (35), que cumpre pena há cinco meses, considera o dia internacional da mulher como “uma data muito gostosa e abençoada por Deus”. Ela faz a reflexão de que momentos como estes são importantes para quem quer mudar, pois mesmo estando errada, tem pessoas que lembram delas lá fora.

A agente penitenciária e diretora de segurança da Pefem, Auricélia Gouveia destaca que ações afirmativas são importantes para as apenadas. “Algumas delas ainda não se veem como pessoas importantes, tem autoestima muito baixa. Essas atividades fazem com que elas percebam que tem alguém que olha por elas”, finaliza.

No encerramento das atividades do café da manhã, a diretora geral da Pefem, Conceição Mourão entregou flores para todas as reeducandas.

Texto: Celene Gomes
Fotos: Assessoria Sejus