Governo de Rondônia
27/04/2024

ARTESANATO INDÍGENA

Memorial Rondon recebe exposição permanente de artesãos indígenas em Porto Velho

28 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A exposição é uma maneira de incentivar o artesanato indígena e resgatar história dos povos originários.

Com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho realizado pelos povos originários, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, firmou uma parceria para realização de uma exposição de artesanatos indígenas. A atividade é desenvolvida pela Coordenadoria de Povos Indígenas – Copin, com a colaboração da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, que estabeleceu uma parceria para que a amostra e comercialização de artesanatos indígenas possam acontecer . 

Com a parceria confirmada, foi desenvolvida uma agenda de exposição de artesanatos indígenas na Oca de Palha do Memorial Rondon, em Porto Velho, tendo como objetivo a valorização cultural e fomento da bioeconomia dos povos originários do estado de Rondônia. A exposição é aberta para todos os artesãos indígenas do Estado, sendo necessário apenas que o indígena interessado faça sua manifestação antecipada para a definição da data da exposição. A agenda dessa atividade inicialmente ocorre todo final de semana (sexta, sábado e domingo) nos horários de 09h00 às 16h00, seguindo até o mês de dezembro de 2023.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a exposição é uma maneira de incentivar o artesanato indígena e resgatar história dos povos originários do Estado. “As comunidades  indígenas rondonienses mantêm uma forte ligação com a suas culturas e cada peça produzida por suas mãos ajudam a contar um pouco da história de Rondônia. A comercialização do artesanato dos povos originários é um importante reforço na economia local”, pontuou.  

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, ressaltou a importância da parceria que possibilitou a exposição organizada no Memorial Rondon. “A apresentação dos produtos é uma

A exposição é aberta para todos os artesãos indígenas do Estado.

valorização das nossas origens e gera oportunidades para os indígenas. A Sedam será sempre parceira para todas as atividades realizadas pelos povos originários e esta, em especial, é uma oportunidade para expor as belezas dos artesanatos produzidos pelas as etnias presentes no Estado”, afirmou.

Para Waldemir Barabadá Coiryn, Coordenador da Coordenadoria de Povos Indígenas – Copin, a exposição dos artesãos indígenas é uma atividade econômica sustentável que envolve todos os elementos da natureza na construção da identidade do povo da floresta. “Essa parceria valoriza a cultura dos povos indígenas, que usa a floresta como meio de subsistência pensando nas futuras gerações”, declarou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Waldemir Barabadá Coiryn
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Cultura, Direitos, Ecologia, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo