Governo de Rondônia
29/03/2024

MEMORIAL RONDON

Memorial Rondon atinge a marca de cem mil visitantes com destaque à história rondoniense

24 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Memorial Rondon já recebeu cem mil visitantes e se consagra como um dos mais importantes pontos turísticos administrados pela Setur.

O Memorial Rondon reúne referências da história de Rondônia relacionadas à Expedição Rondon e à antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira. Desde que foi reinaugurado pelo Governo de Rondônia, o local já recebeu cem mil visitantes, não somente de Rondônia, mas também do Brasil e do mundo, e se consagra como um dos mais importantes pontos turísticos administrados pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur.

A oca instalada no complexo resgata a imagem da habitação indígena no século passado, na Amazônia

No espaço externo está instalada uma oca que resgata a imagem da habitação indígena no século passado, na Amazônia e no País. No interior do Memorial, logo na entrada fica um painel que marca a linha do tempo desde o século XVII. Já o Museu de Gente de Rondônia, que faz parte do complexo, conta atualmente com trezentas entrevistas gravadas com lideranças populares, políticos, artistas, agricultores e empresários em diversas regiões.

Para o superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira, “o visitante que vê desenhos e painéis, também pode assistir aos filmes que divulgam a saga do marechal Cândido Rondon. A visita guiada por soldados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – 17ª BIS, dura em média 40 minutos”, explicou.

No total, quatrocentas peças, um filme de seis minutos e o secular aparelho de telégrafo compõem o acervo. O local mais visitado costuma ser o Salão de Expedições Paz e Fronteiras, que apresenta painéis, fotografias, quadros, utensílios e réplicas de objetos usados pelo marechal Cândido Rondon. Em uma redoma, estão as poucas peças arqueológicas recolhidas pelo Museu Regional de Presidente Médici e cedidas ao Memorial. “São pedras polidas, algumas datadas de mais de mil anos”, ressaltou Gilvan Pereira.

O interesse pelas riquezas da história de Rondônia reflete no número de visitantes, atingindo a casa de cem mil. Para o governador Marcos Rocha, “este número reflete no reconhecimento de que a população e o governo de Rondônia também valorizam a história “Este espaço cultua Rondon, mas significa a preservação da própria história do Estado que recebeu o nome desta importante personalidade, tanto que Rondônia é o único no país a adotar nome de pessoa”, ressalta o governador.

SERVIÇO

O Memorial Rondon funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, na Estrada Santo Antônio n° 4863. Conheça mais e viva experiências únicas em Rondônia. Visite o Rondônia tem tudo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Nilson Santos, Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo