Governo de Rondônia
18/04/2024

REINSERÇÃO SOCIAL

Mão de obra apenada é utilizada para produção de máscaras e outros equipamentos de proteção contra o coronavírus

02 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A produção deve atender aos profissionais de saúde e segurança nas unidades e apenados

Apenadas de cinco presídios de Rondônia produzem máscaras e aventais para suprir a necessidade dos equipamentos de proteção dos próprios reeducandos e servidores do sistema prisional. O trabalho utilizando a mão de obra apenada é uma prática de reinserção social através da aprendizagem.

A iniciativa partiu do gerente da Regional III, com sede em Rolim de Moura, Leandro Delgado, e a produção começou na última sexta-feira (27). As unidades onde o projeto está sendo realizado são o Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça, em Porto Velho (Regional I), Casa de Detenção de Jaru, Presídio Feminino de Jaru, e Penitenciária Regional Agenor Martins de Carvalho, em Ji- Paraná (Regional II), e Colônia Penal de Vilhena (Regional III).

Ao todo, 19 reeducandas participam do projeto, com a fabricação dos produtos. Em Porto Velho, o trabalho começou no último final de semana e, com quatro pessoas na linha de produção, já foram feitas 200 máscaras, mas segundo o gerente de Reinserção da Regional I, Túlio Rogério, a intenção é chegar a 300 por dia.

Em Jaru e Ji-Paraná, são 11 apenadas envolvidas no projeto, e já alcançaram 350 máscaras produzidas nas unidades de Jaru e 800 em Ji-Paraná “Temos mais 800 em produção. Também estamos fazendo aventais e toucas. Temos a parceria do Conselho da Comunidade, do Poder Judiciário e o Ministério Público”, enfatizou Fred Barbosa, gerente da Regional II.

Ele acrescenta ainda que a produção está sendo executada nas oficinas de costura (ateliês) das respectivas unidades e a iniciativa partiu dos diretores e gerentes, que com a ajuda dos parceiros estão conseguindo chegar ao objetivo de suprir a falta dos materiais nas unidades, já que os produtos estão escassos no mercado.

 Segundo Leandro Delgado, mentor da ideia e gerente da Regional III, na Colônia Penal de Vilhena são quatro reeducandas envolvidas na confecção das máscaras, com o objetivo de chegar a mil unidades produzidas. O Projeto tem a orientação e supervisão da Casa do Egresso de Vilhena em parceria com a Colônia Penal, Poder Judiciário e Conselho da Comunidade.

Leia Mais:

 Sistema prisional segue recomendação do CNJ para medidas de segurança quanto à pandemia do Covid-19

 Portaria da Sejus regulamenta visita nos presídios em tempo de coronavírus em Rondônia

 Entenda as medidas governamentais e conheça o que pode evitar a propagação do novo coronavírus em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Túlio Rogério
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Justiça, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo