23/04/2024

TRADIÇÃO FOLCLÓRICA

Mais de R$ 1,2 milhão em investimentos são destinados ao Arraial Flor do Maracujá, que ocorrerá de 23 de junho a 2 de julho

02 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O investimento será aplicado na infraestrutura do evento, como palco, som, iluminação, tendas, grades de segurança e banheiros químicos

O arraial Flor do Maracujá chega a sua 39ª edição neste ano, e vai acontecer de 23 de junho a 2 de julho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. O local estará pronto para receber as apresentações na arena, onde serão realizadas as competições, sendo a União Junina Portovelhense – Unajup, responsável pela organização das competições, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, por meio de cooperação técnica.

Durante os dez dias do evento, haverá apresentações dos grupos folclóricos que confirmaram presença, mantendo viva as tradições artísticas. Além disso, no Parque dos Tanques, terá um amplo espaço com comidas típicas de comerciantes locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da Capital.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o Arraial Flor do Maracujá “é uma oportunidade de  poder mostrar a cultura local, mantendo viva esta tradição folclórica em nosso Estado, além da geração de empregos e renda durante todos os dias do evento”, considerou.

Para o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Júnior Lopes, os investimentos aplicados no Arraial “retratam a importância do Flor do Maracujá à população do Estado, que aguarda de forma ansiosa por este evento, e principalmente, para prestigiar as apresentações de quadrilhas, bois-bumbás e duelo tribal nos dias do arraial”, frisou.

INVESTIMENTOS

Mais de R$ 1,2 milhão foi investidos para a realização do Flor do Maracujá, que retorna em 2023, após três anos de adiamento. O investimento que em parte é do próprio Poder Executivo, e de emenda parlamentar conjunta da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO, será aplicado na infraestrutura do evento, que apresentará grande porte: palco, som, iluminação, tendas, grades de segurança, banheiros químicos e demais estruturas.

Também como forma de incentivo, o Governo de Rondônia, por meio do Fundo Estadual da Cultura – Fedec, destinou o valor de R$ 600 mil para a organização da competição e fomento das 32 agremiações folclóricas, que vão servir para a confecção dos figurinos dos brincantes para os dias de apresentação. O restante do montante será utilizado para as ações e premiações da competição.

PREMIAÇÕES

Durante a 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá, haverá premiação para os melhores personagens, que serão divididos entre as quadrilhas juninas: adulta e mirim; Boi-Bumbá adulta e mirim, que totaliza o valor de R$ 13,5 mil.

As quadrilhas do grupo especial, adulta e mirim, terão premiações divididas do 1º ao 3º lugar, variando de R$ 500 a R$ 2.166 (dois mil, cento e sessenta e seis reais), sendo os mesmos valores de premiação para os grupos e Boi-Bumbá do grupo especial adulto e mirim.

Para o primeiro lugar da quadrilha do acesso e do duelo tribal; os campeões vão receber o prêmio no valor de R$ 2.166,00 (dois mil, cento e sessenta e seis reais), sendo o valor total de R$ 18,5 mil.

Texto: Richard Neves
Fotos: Leandro Morais

Cerimônia, Cidadania, Cultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade