RESSOCIALIZAÇÃO

Mais de mil reeducandos são capacitados em cursos profissionalizantes no primeiro semestre de 2023

27 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Sejus e parceiros têm ofertado cursos em diferentes áreas

Promover a ressocialização mediante capacitação profissional no Sistema Penitenciário do Estado é uma das ações do Governo de Rondônia. Foram realizados no primeiro semestre de 2023, 67 cursos profissionalizantes, totalizando 1.184 reeducados formados em variadas profissões. No segundo semestre o número é de 36 cursos, entre finalizados e em andamento, com previsão da execução de mais 45 até o final de 2023.

A Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e parceiros têm ofertado cursos em diferentes áreas como estética, confeitaria e panificação, atendente em saúde, secretariado, construtor de alvenaria, entre outros. Os cursos são executados através do trabalho em conjunto da Sejus e Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Cooperativa Multidisciplinar do Trabalho e Desenvolvimento da Amazônia – Cootama, Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e do Egresso – Acuda, por meio do Patronato, e Instituto Federal de Rondônia – Ifro.

A chefe do Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade – Nued , Monique Mesquita destacou que, o cronograma de cursos abrange todo Estado, garantindo assim a formação profissional em todo o Sistema Penitenciário. Além da redução da ociosidade entre os internos, a Lei de Execução Penal – LEP garante a remição de pena por meio dos estudos, e autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo.

Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues

Capacitação, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Serviço