INFRAESTRUTURA

Mais de 30 quilômetros da RO-257 recebe asfalto no Vale do Jamari; mais 10 estão em fase de conclusão

21 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Serviços de tapa-buraco são intensificados nas rodovias do Vale do Jamari

Pavimentação da RO-257, que liga Ariquemes ao distrito do 5º BEc

Considerada a maior obra de pavimentação em rodovia do Governo do Estado, a RO-257, que liga Ariquemes ao distrito do 5º BEC, em Machadinho do Oeste, tem orçamento estimado em R$ 70 milhões, recursos próprios, que contemplarão 72 quilômetros de extensão, desses, 33 quilômetros já recebem asfalto. Outros 10 quilômetros estão em fase de conclusão, dependendo apenas da construção de galerias de concreto e linhas de bueiros com parte da drenagem, o que facilitará os serviços de asfaltamento para o próximo ano, quando também será iniciada a obra no restante da rodovia para completar os 72 quilômetros. O governador Confúcio Moura vistoriou as obras nesta segunda-feira (19), acompanhado do representante da Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) no Vale do Jamari, Antônio Fernando Lima.

Confúcio explicou que a RO-257 é uma rodovia estratégica no mapa rodoviário brasileiro e conhecida como BR-080, pois inicia perto de Brasília e corta Goiás, Mato Grosso, Amazonas, chegando a Rondônia por Machadinho do Oeste.

Governador durante vistoria da obra de pavimentação da RO-257

O governador frisou que a obra vai contribuir para o desenvolvimento econômico não só da região, como também de todo o estado.

Para Antônio Fernando Lima, o que se destaca nessa obra é a qualidade, pois ela está sendo executada em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o conhecido asfalto quente, que garante maior durabilidade do pavimento.

Ainda segundo ele, assim que forem encerrados os trabalhos de tapa-buracos em Rio Crespo, a equipe do DER vai iniciar a operação  30 quilômetros na RO-257 de Ariquemes sentido ao distrito do 5º BEC.

MACHADINHO DO OESTE

O prefeito de Machadinho do Oeste, Mário Alves, o Marinho da Caerd, destacou outros investimentos do Governo de Rondônia na região, como a implantação do escritório do DER no Vale do Jamari, pavimentação de 20 quilômetros de ruas e avenidas do município, iluminação da entrada da cidade e do estádio de futebol e a ponte de concreto de 90 metros, em construção no Rio Machadinho, ligando Rondônia ao Estado do Mato Grosso.

Somente para a recuperação de estradas vicinais, segundo o prefeito, foram repassados mais de R$ 9,8 milhões nos últimos cinco anos.

Para a área da segurança, o governo estadual implantou, em parceria com a Associação Comercial e Industrial e a prefeitura, o sistema de vídeo monitoramento na cidade de Machadinho, está construindo a Unidade de Segurança Pública e um presídio com 147 vagas, um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões.

Já na Educação, nos últimos cinco anos, o governo repassou R$ 15 milhões para o transporte escolar e construiu seis salas de aula na Escola Municipal Onofre Dias, no distrito de Estrela Azul.

Outras ações importantes do governo foram a implantação da Agência do Banco do Povo, construção do barracão da Feira do Produtor, uma capela e a entrega de ambulâncias.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David e Camila Oliveira