13/07/2024

DESTAQUES DA SEMANA

Mais 13.967 novos negócios; redução de crimes; e matrículas no Programa Vencer são ações de destaque do governo de RO

13 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

São 13.967 novos negócios, superando a marca do mesmo período, em 2023

A semana foi marcada por boas notícias para os rondonienses. A abertura de novas empresas cresceu 3%. São mais 13.967 novos negócios, segundo balanço divulgado pela Junta Comercial do Estado (Jucer). Outro destaque positivo das ações do governo de Rondônia veio da Segurança Pública. Em um comparativo da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), entre junho de 2023 e o mesmo período de 2024, houve a diminuição de crimes. O governo também criou campanha para efetivação das matrículas no programa Vencer.

• NOVOS NEGÓCIOS

O balanço do primeiro semestre de 2024, divulgado pela Junta Comercial do Estado (Jucer), aponta crescimento de 3% na abertura de novas empresas no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. São 13.967 novos negócios, superando a marca de 13.562 empresas abertas, no mesmo período, em 2023, o que revela que Rondônia segue firme no crescimento econômico e se fortalece como ambiente favorável à instalação de novos negócios.

• MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO

Geração Emprego ajuda população a encontrar oportunidades

Rondônia tem mantido o status de menor taxa de desocupação do Brasil, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ações do governo do estado como investimento na qualificação gratuita da população com fomento ao empreendedorismo e atração de novos negócios, criaram um avanço de vagas abertas nos municípios rondonienses.

• PROGRAMA VENCER

Com a proposta de efetivar a matrícula das pessoas que fizeram a inscrição, mas não estão participando dos cursos de capacitação profissional do programa Vencer, o governo do estado realiza de 15 a 20 de julho, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a campanha “Semana V”, das 7h às 15h. O programa tem por objetivo capacitar anualmente, em todo o estado, cerca de 10 mil pessoas, com a oferta de 45 cursos em 13 eixos.

• REDUÇÃO DE CRIMES

Operações acontecem para redução da criminalidade

O governo de Rondônia tem intensificado o combate contra a criminalidade. O estado vem apresentando uma significativa redução nos índices de crimes. De acordo com dados da Gerência de Estratégia e Inteligência, do Núcleo de Análise Criminal estadual, em um comparativo entre junho de 2023 e o mesmo período de 2024, houve a diminuição no número de homicídios, com redução de 14,3%; tentativa de homicídio -9,1%; furtos -17,7%, roubos consumados -38,7%, e  roubos a comércio -52,8%.

• REFORMA NO HB

Com o objetivo de oferecer um ambiente de qualidade, conforto e que impulsione a melhora na saúde dos pacientes, o governo de Rondônia realizou a revitalização e reforma da ala psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.A obra tem um investimento de R$ 336 mil e traz benefícios como amenizar  ruídos e calor, proporcionando um ambiente com equilíbrio sonoro para os pacientes; além de abranger a ampliação na saída de água e pintura com acabamento impermeável.

• ENEM 2024

As inscrições dos alunos da Rede Pública de Ensino de Rondônia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), prova que dá acesso às universidades do país, registraram mais de 96% de estudantes inscritos. Confirmaram a inscrição no exame nacional 15.675 estudantes rondonienses. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os indicadores nas últimas edições do Enem apontam um avanço na média dos estudantes do estado em todas as áreas do conhecimento, inclusive redação.

• PROJETO RONDON

Participantes da Operação “Sentinelas Avançadas II”

Na noite de quarta-feira (10), professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, desembarcaram na Base Aérea de Porto Velho, para a participação na Operação “Sentinelas Avançadas II”, do Projeto Rondon. Ao todo 252 participantes de nove estados estarão engajados em ações para contribuir com os municípios atendidos no estado de Rondônia.

• REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Por meio do Acordo de cooperação técnico_nº_324_2023, celebrado entre o governo de Rondônia e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) serão atendidas cerca de 900 famílias nos municípios de Cujubim, Machadinho d’Oeste, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso, no período de 14 de julho a 3 de agosto, nos referidos municípios.

Matéria na íntegra.

• A ação se dá a partir da melhoria das áreas degradadas

RECURSOS HÍDRICOS

Com o objetivo de atender municípios afetados pela falta de água e revitalizar pontos cruciais para o equilíbrio ambiental, o governo de Rondônia segue executando o Projeto Recuperar no município de Espigão do Oeste, onde a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) trabalha na recuperação da microbacia do Rio Palmeiras.

•  AMPLIAÇÃO DO CEMETRON

Um canteiro de obras está instalado em frente ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). É a nova obra do governo do estado, que inclui a construção de área para 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de uma central de material esterilizado (CME) e um novo almoxarifado central. A ampliação é voltada ao atendimento de pacientes com patologias como tuberculose, HIV/AIDS, leishmaniose, malária, leptospirose, acidentes por animais peçonhentos, dengue, entre outras.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Governo de Rondônia