29/06/2024

PALESTRA

Live reforça conscientização em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio Moral

02 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A proposta da palestra está alinhada às ações da Ouvidoria Geral

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre assédio no ambiente de trabalho e na sociedade em geral, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, em parceria com a Escola do Governo, promove nesta segunda-feira (2) uma live em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. O evento terá transmissão pelo canal da Escola do Governo no YouTube, a partir das 16h.

Nacionalmente, o dia 2 de maio é o Dia de Combate ao Assédio, que tem como objetivo conscientizar, prevenir e intensificar o combate à violência psicológica ou física no ambiente de trabalho.

Destinado aos servidores do Estado, a ação tem como proposta ressaltar a importância do tema e orientar os servidores e empregados terceirizados, sobre as principais formas de assédio. A iniciativa conta com o apoio da Ouvidoria Geral do Estado – OGE para dar continuidade à Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho, lançada em novembro de 2020.

A palestra serve como sensibilização, para a Semana de Combate ao Assédio, e ações que acontecem durante todo o ano – com ampla divulgação de materiais – vídeos, textos, informativos, além de atividades; como seminários para debater o assunto e traçar estratégias de luta contra a desigualdade.

A ação contará com a participação do secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos; da ouvidora-geral do Estado, Etelvina Rocha e da coordenadora da Ouvidoria Ambiental, Tatiana Matos. Na sequência, acontecerão palestras com a psicóloga da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, Elizângela Codinhoto; e com o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá.

A campanha tem como proposta conscientizar trabalhadores, empregadores, agentes públicos e a sociedade em geral sobre a legislação aplicável ao trabalho doméstico e alertar acerca das situações que configuram discriminação, assédio e violência no trabalho.

Neste ano, a Ouvidoria da Sedam estará à frente das ações da campanha com o apoio da Ouvidoria Geral.  “Falar sobre assédio moral e sexual no trabalho é importante e traz benefícios para todos, principalmente para a sociedade que recebe a prestação dos serviços institucionais. A campanha tem o intuito de impulsionar a conscientização e prevenção de práticas assediadoras no ambiente laboral,” pontua a coordenadora da Ouvidoria, Tatiana Matos.

AÇÕES PREVENTIVAS

A proposta da palestra está alinhada às ações da Ouvidoria Geral, como atribuição planejar ações que favoreçam a reflexão sobre o assédio moral. “Já iniciamos a divulgação in loco junto aos Ergas – Escritórios Regionais de Gestão Ambiental da Sedam e temos em planejamento visitar em 2022 todos os Ergas para ministrar palestras sobre a campanha de combate ao assédio no trabalho, bem como a divulgação do código de ética do servidor público” explicou a servidora Deizieny Aires.

Para isso, ao longo do ano, serão divulgados materiais informativos, palestras sobre o tema. Outro eixo da campanha é a fiscalização, com operações de emissão de notificações aos empregadores, caso sejam identificados trabalhadores em condições em desacordo com a lei.

DENÚNCIAS

Para denunciar assédio no âmbito executivo estadual, servidores vítimas de assédio devem entrar em contato com a Ouvidoria, por meio do site e canal: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br ou pelo telefone com ligação gratuita 0800 647 7071.

A palestra é gratuita e terá transmissão pelo canal da Escola do Governo no YouTube, a partir das 16h.

Com emissão de certificado aos participantes, clicando neste link.

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Lívia Balbino