SISTEMA

Jucer e Suframa realizam tratativas para adesão da Redesim; aberturas de empresas podem ser facilitadas

07 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Após a assinatura de um termo de adesão, será confirmada a integração dos serviços oferecidos junto à rede nacional para simplificação

A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), iniciaram tratativas durante uma reunião realizada no dia 27 de maio para aderir a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim/RO), que passará a integrar aos serviços de inscrição cadastral e solicitação de incentivos fiscais da Suframa. O encontro teve como objetivo traçar caminhos para a futura adesão.

Por meio desse sistema informatizado, também será possível reunir em uma única plataforma diversos serviços de órgãos públicos ao qual o empreendedor tem acesso. A Jucer é administradora da Redesim/RO no Estado, que já está acessível no site: www.empresafacil.ro.gov.br.

De acordo com o presidente da Jucer, José Alberto Anísio, a Suframa será a oitava entidade a integrar a Redesim/RO, com o objetivo de atender os empresários em nível local. “Por determinação do governador Marcos Rocha, a Junta Comercial está trabalhando para promover continuamente a melhoria do ambiente de negócios do Estado, bem como a desburocratização, simplificação e transformação digital na prestação de serviços públicos”, declara.

Reforçando esta linha de pensamento, o superintendente-adjunto de Operações da Suframa, Cláudio José dos Santos Menezes, destacou que: “a adesão à rede nacional representa significativos avanços ao sistema da Suframa, além de ampliar o alcance dos benefícios dos seus incentivos a empresas, considerando que este processo é um passo importante para o desenvolvimento de Rondônia”.

A Jucer ainda afirma, que somente após a assinatura de um termo de adesão, será confirmada a integração dos serviços oferecidos junto à rede nacional para simplificação. Além dos titulares das respectivas pastas, participaram da reunião o vice-presidente da Jucer, Roger Francis Cardoso Ribeiro e o coordenador da Suframa em Porto Velho, José Otávio Moraes Gomes.

REDESIM

O sistema Redesim foi criado pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 11. 598, de 3 de dezembro de 2007, e tem por finalidade principal abreviar e simplificar determinados procedimentos para abertura de empresas ou negócios, oferecendo transparência e diminuindo o tempo e o custo de cadastro e sua legalização, além de reduzir seu processo burocrático de maneira imediata.

A Rede atende com abrangência nacional, estadual e municipal. Por ser um processo informatizado, linear e único, outros sistemas de instituições e entidade públicas comumente aderem a este procedimento que ocorre de forma integrada, como é o caso da Jucer. Em Rondônia, a Redesim funciona através do sistema Integrador Estadual, denominado Empresa Fácil RO, possibilitando o usuário acessá-lo via internet.

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça