02/05/2024

Iperon promove palestra on-line sobre saúde mental e covid-19

31 de janeiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra on-line contou com a participação de 50 servidores do Iperon

A ação anual de conscientização da campanha “Janeiro Branco” foi feita neste ano por meio de uma palestra on-line a todos os servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).

A palestra teve como tema: “Janeiro Branco 2022 – Quem cuida da mente, cuida da vida”, onde a psicóloga do Iperon, Maria Enilsa Januário, discorreu sobre a importância da saúde mental, o objetivo da campanha e como a pandemia prolongada atingiu o emocional das pessoas.

Cinquenta servidores participaram do evento on-line; após a ação foram entregues aos servidores balas com uma mensagem sobre saúde mental. “A campanha ‘Janeiro Branco’ é importante para a discussão e reflexão sobre o tema e o cuidado com a saúde mental e emocional das pessoas. Esse tema se tornou ainda mais em evidência com a pandemia da covid-19 que afetou sobremaneira o mundo”, ressalta a psicóloga.

Há quatro anos a ação em favor da saúde mental ocorre no Iperon

De acordo com Maria Enilsa, a campanha já acontece no Instituto há quatro anos, onde o Iperon realiza ações visando a promoção da saúde mental dos servidores.

“É de suma importância que o local onde aplicamos nossas atividades laborais abordem sobre a saúde mental, uma vez que passamos mais da metade do nosso tempo neste local”, destaca a assessora, Raíssa Pae.

A campanha “Quem cuida da mente, cuida da vida”, mostra aos servidores que as dimensões do cuidado com a saúde mental, os desafios de falar sobre o tema e como identificar se está sendo prejuticado ou não emocionalmente.

“Quando nosso ambiente de trabalho presta apoio aos servidores e trata de temas tão relevantes como este, nos sentimos amados, cuidados e amparados, sabendo que o local vai muito além de deveres e obrigações, mas sim, onde somos vistos como amigos, companheiros e recebemos os cuidados necessários para com a nossa mente”, finaliza Raíssa Paes.

Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias