29/06/2024

DESENVOLVIMENTO

Investimentos na Segurança Pública são destacados durante troca de comando do Batalhão da Polícia Ambiental

11 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Cerimônia de passagem de comando no Batalhão da Polícia Ambiental, em Candeias do Jamari

A cerimônia de troca de comando realizada na sede do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), nesta sexta-feira, 11, em Candeias do Jamari, onde deixou o cargo o tenente coronel Glauber Souto e assumiu como novo comandante, o major Adenilson Silva Chagas, foi marcada pela pontuação das melhorias realizadas na corporação e toda segurança pública de Rondônia.

O BPA tem sido um exemplo de unidade entre os estados da Federação

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou os investimentos que foram feitos em todas as corporações que compõem a força estadual, inclusive o BPA, como medida estratégica e importante para atender a população da melhor forma possível. ‘‘O Governo sente-se satisfeito com ações realizadas pelo Batalhão, pois reflete o trabalho feito no Estado, que nos levou a ter solidez fiscal e condições de fazer melhorias na nossa segurança pública e em todos os eixos de desenvolvimento’’.

O governador ressaltou ainda que o Executivo Estadual garantiu mais 25% de reajuste salarial para os servidores da segurança pública, decretou a redução de interstício, o que simplifica às promoções; também houve investimento em mais viaturas, mais capacitações, equipamentos e armamento que dão condições de ofertar um serviço de mais qualidade aos rondonienses.  Na ocasião, o governador foi homenageado com a entrega de uma placa com brasão do Estado que lembra o quanto o Governo tem se empenhado no desenvolvimento.

O secretário adjunto da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Gomes Ferreira, destacou o apoio que o Governo de Rondônia tem dado para que as melhorias no setor de segurança pública aconteçam e as tomadas de decisões assertivas da Sesdec. O comandante da Polícia Militar, PM James Alves Padilha, acrescentou que o BPA tem sido um exemplo de unidade entre os estados da Federação pelos resultados que tem colhido no combate a ilícitos ambientais e pontuou que o Batalhão tem um papel muito importante na defesa do meio ambiente no Estado, o que, segundo ele, tem sido possível diante de um Governo que não mede esforços para avançar na segurança.

Governo de Rondônia destaca projetos implantados dentro do Batalhão da Polícia Ambiental

O governador agradeceu pelo reconhecimento e desejou que a nova fase para o BPA seja marcado por dias ainda melhores, desejou que o novo comandante prossiga com um trabalho de excelência e agradeceu pela atuação do comandante sucedido.

TROCA DE COMANDO

O tenente coronel Glauber Souto esteve à frente do BPA durante dois anos, período que a corporação realizou 5.900 atendimentos, mais de mil operações conjuntas, 4.350 autos lavrados; 78 mil metros cúbicos de madeira apreendidos, mais de 9 mil toneladas de pescados apreendidos; assim também como 685 veículos,189 dragas,141 embarcações e 277 armas de fogo, resultado de um trabalho mais intenso no combate a ilícitos ambientais. Além disso, uma série de obras que merecem destaque, a exemplo da reestruturação da sede do batalhão que ganhou novos alojamentos, reforma do pavilhão administrativo, muro e nova fachada.

‘‘O Governo de Rondônia foi o apoiador do projeto implantado dentro do Batalhão da Polícia Ambiental para fortalecer a fiscalização e educação ambiental, pois destinou recursos que possibilitou muitas aquisições de equipamentos, entre eles 50 computadores modernos, dobramos o número de viaturas nos últimos dois anos, investimentos em tecnologia com aporte da Sesdec e Sedam, e isso possibilitou um aumento significativo da produtividade deste Batalhão e que nos tornar referência em âmbito nacional’’, afirma o tenente coronel Glauber Souto.

Novo comandante, o major Adenilson Silva Chagas, ressalta missão de aliar preservação e desenvolvimento do Estado

O novo comandante, o major Adenilson Silva Chagas, ressaltou a expectativa e responsabilidade com a nova missão. ‘‘O Batalhão se destaca não só na região Norte, mas no Brasil. Até porque o nosso Estado se destaca por ter grandes riquezas naturais, minerais, a nossa flora e fauna, então a gente precisa dessa instituição forte que consiga fazer essa preservação aliado com o desenvolvimento do nosso Estado. E essa é a grande missão que o Batalhão também, que hoje recebo a incumbência de motivar a tropa para trabalhar nesse objetivo’’.

Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Alex Silva, que foi parabenizado pelo Governo de Rondônia pelo apoio dado a segurança pública, subcomandante da PM, coronel PM Rone Herton Dantas de Freitas; comandante de Policiamento Especializado, tenente coronel Carlos Alberto Gomes;  o subcomandante do BPA, Wesley; o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Demargli da Costa Farias; entre outras autoridades militares e civis.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry