Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

RESEX

Intensificada fiscalização na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá em Machadinho do Oeste

09 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Fiscais da Coordenadoria Estadual de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizaram fiscalização na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá, localizada no município de Machadinho do Oeste. Segundo o coordenador Estadual de Unidades de Conservação, o engenheiro florestal, Denison Trindade Silva, a operação tem como objetivo coibir o desmatamento, as queimadas e a mineração industrial dentro da Resex.

Todas as Reservas Estaduais, serão fiscalizadas e monitoradas

Todas as reservas estaduais serão fiscalizadas e monitoradas por equipes da sedam

Denison Trindade disse que as fiscalizações e monitoramentos serão intensificados nos próximos meses em todas as unidades de conservação do estado. “O trabalho tem por objetivo preservar as unidades de conservação, pois infelizmente ainda existem pessoas que insistem em devastar as áreas protegidas”, afirmou.

A Reserva Extrativista Estadual Rio Preto Jacundá, foi criada em 17 de janeiro de 1996 pelo Decreto n° 7.336, com uma área de 95.300 hectares.

O Conselho Deliberativo das Unidades de Conservação de Machadinho do Oeste também esteve reunido, onde foram deliberados vários assuntos, entre os quais a aprovação dos cadastros dos extrativistas que vão receber o Contrato de Cessão de Direito Real de Uso (CCDRU), que lhes garantirá dignidade, pois com o documento em mãos poderão fazer financiamento junto às instituições financeiras para investir em suas atividades, melhorando as condições de trabalho e de vida.

De acordo com o coordenador de unidades de conservação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedam), o engenheiro florestal Denison Trindade Silva, aproximadamente 50 famílias que moram e trabalham nas unidades de conservação Maracatiara, Massaranduba e Seringueiras vão receber o contrato. “O documento significa o governo de Rondônia reconhecendo o direito dos extrativistas, cedendo a essas famílias a sessão de uso”, disse o engenheiro florestal.

A entrega do documento aos extrativistas será feita em cerimônia a ser realizada durante a Rondônia Rural Show, que acontecerá de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná. Denison Trindade disse que os extrativistas fazem um trabalho muito importante dentro das unidades de conservação, pois eles são verdadeiros fiscais, não permitindo que crimes ambientais sejam praticados nas unidades de conservação.

Leia mais:
Projeto recupera áreas degradadas de reservas extrativistas e unidades de conservação de Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe