Governo de Rondônia
23/11/2024

DEFESA AGROPECUÁRIA

Inquéritos epidemiológicos sobre prevalência de brucelose e tuberculose bovina avançam para fase final

19 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Material coletado será enviado para análise em laboratório credenciado pelo Mapa, para atestar se há ou não prevalência do vírus da brucelose e tuberculose bovina

Cerca de 70% dos inquéritos epidemiológicos que vão determinar as prevalências para brucelose e tuberculose bovina em Rondônia, em pouco mais de um mês, foram concluídos pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Os inquéritos tiveram início no dia 5 de agosto, em todo o estado. O trabalho conta com a participação de 40 equipes da Agência e com o apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado de Rondônia (Fefa). A previsão é que a coleta e as inoculações sejam finalizadas em 60 dias.

Os trabalhos estão sendo realizados em 925 propriedades rurais, com amostragem de aproximadamente 20 mil bovinos, destes, aproximadamente 10 mil animais para brucelose e 20 mil testados para tuberculose. O objetivo é avaliar a ocorrência das duas doenças no estado.

De acordo com o gerente de Defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, em muitas propriedades houve a coleta de sangue e a inoculação da tuberculina, faltando apenas a leitura do teste de tuberculose. “Graças ao apoio dos produtores e capacidade técnica da Agência, estimamos enviar todas as amostras coletadas antes mesmo do planejado, até o final de outubro”, salientou.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou que, os inquéritos epidemiológicos têm como alvos fêmeas bovinas e bubalinas destinadas à reprodução, a partir dos 24 meses de idade. “Os produtores entendem a importância do trabalho e têm colaborado com os profissionais, o que é muito importante, uma vez que a ação integra a defesa sanitária animal e tem como maior beneficiário, o próprio pecuarista.”

COLETAS 

Durante a ação, os médicos veterinários da Idaron coletam sangue para testes de brucelose e fazem a inoculação de reagentes cutâneos (tuberculinas) na pele dos animais, para testes de tuberculose. A escolha das propriedades visitadas pela Agência segue a metodologia definida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com o resultado final do estudo epidemiológico, a Idaron atualizará a situação epidemiológica das enfermidades no rebanho bovino rondoniense, e espera demonstrar a eficácia das medidas sanitárias implementadas no estado, visando a erradicação de ambas as doenças.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Toni Francis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Distritos, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo