Governo de Rondônia
16/04/2024

APOIO

Indígenas da etnia Kaxarari têm apoio da Sedam para melhorias na infraestrutura da comunidade

10 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Integrantes da comunidade indígena da etnia Kaxarari participaram da reunião

Com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da  Coordenadoria de Povos Indígenas – Copin, foi promovida nesta semana uma reunião com os integrantes da comunidade indígena da etnia Kaxarari, localizada no distrito de Extrema, em Porto Velho, onde foi possível tratar de assuntos pertinentes à comunidade. Participaram da reunião juntamente à Sedam, representantes da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Secretaria de Estado da Saúde – Sesau e Departamento de Estrada de Rondagem – DER.

Os integrantes da comunidade Kaxarari procuraram a Copin alegando problemas de infraestrutura na estrada, pedindo solução para os problemas que afetam também outras áreas. A Coordenadoria de Povos Indígenas, prontamente se propôs a buscar alternativas que pudessem resolver os problemas, buscando apoio de parceiros para a realização dos trabalhos. A tratativa de alinhamento de como acontecerá a manutenção da estrada ficou a cargo do DER, que acatou o pedido e encaminhou uma equipe para efetuar o serviço de melhorias da via que dá acesso a 10 aldeias indígenas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha explicou que, o objetivo é fortalecer a comunidade indígena por meio do trabalho da gestão pública. “Atuar em parceria aumenta cada vez mais a eficiência nos resultados. Queremos fortalecer as comunidades indígenas com as ações do governo”, disse.

Além dos problemas com a estrada, os indígenas pediram apoio agrícola, fomento cultural na comunidade e melhorias no atendimento à saúde, temas que também foram discutidos durante a reunião. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suhayla Razzak e Jorge Fernando
Fotos: Assessoria Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Ecologia, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo