Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

IMPRENSA RESPONSÁVEL

Jornal Diário da Amazônia comemora 22 anos de fundação

11 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O compromisso com a informação verdadeira e responsável praticada há 22 anos pelo jornal Diário da Amazônia foi um dos pontos ressaltados pela maioria dos oradores nesta sexta-feira (11) durante as comemorações do aniversário de fundação da empresa, em 13 de setembro de 1993.

O procurador do Ministério Público Federal Reginaldo Trindade destacou a liberdade de atuação dos profissionais da área como o maior valor que alimenta a imprensa, mas lembrou que é uma liberdade que deve ser praticada como se fosse irmã gêmea da responsabilidade de bem informar, pois se trata de um segmento sensível que vive entre o limite de uma notícia bem produzida e a versão muitas vezes tendenciosa de alguns.

Vice-governador Daniel Pereira falou sobre a importância do jornal para Rondônia

Vice-governador Daniel Pereira falou sobre a importância do jornal para Rondônia

A imprensa também atua, de acordo ainda com o procurador, como parceira de ações exitosas do órgão que tem pautada várias ações por meio das cobranças da própria imprensa.

O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que os investimentos do grupo SGC na área de comunicação, em especial o jornal impresso, representa o empreendedorismo do grupo, ao conseguir consolidar estruturas num cenário econômico (Brasil) onde em média 80% dos pequenos empreendimentos não sobrevivem aos dois primeiros anos. “As empresas de comunicação que sobrevivem no Brasil são aquelas que mais se aproximam do noticiário dos fatos reais”, disse.

Ele lembrou que embora se constate certo descompasso entre às atividades de jornalismo impresso e outras mídias convergentes, o meio impresso ainda pode ser um dos fatores geradores de emprego que o país tanto necessita. Castro defende a liberdade de imprensa como aliada do bom gestor e que por vezes ao se tornar vitrine na vida pública deve aceitar as críticas construtivas.

O vice-governador Daniel Pereira lembrou os milhares de empregos que o grupo empresarial, incluindo empresas de transportes interestaduais e de comunicação, gera em vários Estados.

O jornal, com tiragem de 7,5 mil exemplares circula atualmente na maioria dos municípios de  Rondônia,  gera cerca de 150 empregos diretos e mantém correspondentes, segundo a diretora-geral, Ana Gurgacz, nas principais regiões do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Roni Carvalho/Diário da Amazônia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe