Governo de Rondônia
28/03/2024

RETROSPECTIVA 2022

Inauguração da sede do Idep e da Etec fortaleceu o avanço da educação profissional em Rondônia

19 de dezembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Idep tem o propósito de oferecer à sociedade rondoniense oportunidades educacionais gratuitas

A inauguração da sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep – e da Escola Técnica Estadual – Etec – em maio deste ano, marcou a consolidação do avanço do ensino profissionalizante em Rondônia. O Governo de Rondônia, através do Idep, atua na expansão da educação profissional dentro do Planejamento Estratégico para contribuir na implementação da política de desenvolvimento do Estado, com proposta de ofertar mais cursos à população.

Durante a inauguração da nova sede do Idep, foi destacado o importante passo dado pela atual gestão rumo ao desenvolvimento econômico e social, por meio, do modelo de aprendizagem focado em competências e habilidades técnicas.

Governo destaca avanço da educação profissionalizante

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou o fortalecimento da educação profissional, conforme o plano estratégico da gestão estadual. “Investimos mais de R$ 40 milhões nos cursos em geral, abrindo portas para que haja mais capacitação profissional, tendo como reflexo positivo para o Estado, a geração de empregos. Estamos reforçando a capacidade produtiva do Estado através da qualificação da mão-de-obra”.

O prédio na avenida Tiradentes, bairro Industrial em Porto Velho foi fundamental para ampliação da oferta de qualificação de mão de obra. Com dez salas de aulas, a instituição de ensino, que tem capacidade para receber 840 alunos, funciona nos turnos manhã, tarde e noite.

CURSOS

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, com a nova estrutura foi possível aumentar os cursos técnicos que passaram de três em 2021 para nove no ano passado. Os mesmos foram ofertados na nova escola, em salas descentralizadas e unidades executoras.

Além do aumento dos cursos técnicos, os quais, duram cerca de um ano, houve avanço na oferta de cursos de formação inicial, que ocorre em média de dez dias a dois meses e de qualificação profissional, cuja carga horária é cumprida em média, entre três a seis meses.

MATRÍCULAS

De acordo com a diretora da Etec, Sylvana Ventura, os estudantes satisfeitos passaram a fazer novos cursos e divulgar o Idep para amigos e familiares. “Essa satisfação dos alunos colaborou para o aumento das matriculas”.

EXPANSÃO    

Governo investiu em unidades móveis

Em 2022, a expansão aconteceu também no interior. Foram feitos mais investimentos nas quatro carretas. As unidades móveis “Educação sobre Rodas” são estruturas que proporcionam a interiorização através de tecnologia de ponta com laboratórios completos. Por meio delas são oferecidos cursos técnicos e de qualificação profissional que contemplam os seguintes eixos tecnológicos: Produção Alimentícia (que terá aulas sobre Panificação e Confeitaria); Ambiente e Saúde (com aulas de Imagem Pessoal); e Processos Industriais (com curso de Manutenção de Máquinas Pesadas); Processamento de Pescado (com curso de Piscicultura e Frigorífico), mantendo o ritmo de trabalho no Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), localizado em Pimenta Bueno.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo