Governo de Rondônia
18/04/2024

CRESCIMENTO

Impactos positivos para a economia são levantados em reunião entre governador de Rondônia e superintendente da Suframa

17 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Vista aérea da Zona Franca de Manaus

O desenvolvimento econômico da região, bem como ações que possam estreitar as relações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com todos os Estados de sua área de abrangência (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá), tem sido a bandeira erguida pelo atual superintendente da Autarquia, Alfredo Menezes, que no final da tarde de terça-feira (16) foi recebido pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, ocasião em que vários assuntos foram levantados com debates sobre medidas em prol da sociedade e que possam garantir oportunidades de gerações de emprego.

O superintendente da Suframa deixou claro que a nova filosofia está focada no resgate da Autarquia. Para tanto, Alfredo Menezes enfatizou o apoio que está sendo garantido pelo governo federal para um novo modelo de trabalho da instituição para contribuir com a geração de emprego e renda. O superintendente  tem buscado junto aos governadores da região um comprometimento quanto ao fortalecimento e o desenvolvimento. Ao governador Marcos Rocha, o superintendente Alfredo Menezes destacou a importância de Rondônia neste contexto de crescimento, citando a necessidade de se olhar com mais atenção para Guajará-Mirim, objetivando um novo estimulo e, consequentemente, impulsionar novamente a Área de Livre Comércio daquele município, que no passado viveu um período de aquecimento no comércio, mas, atualmente, passa por uma realidade difícil.

O governador Marcos Rocha – que estava ao lado da primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha – pontuou a importância de união de esforços visando fomentar a economia, principalmente com a vinda de indústrias que possam alavancar o setor econômico da região. O governador também levantou questões  que a cada momento são levadas diretamente ao presidente da República, Jair Bolsonaro, tais como: a recuperação da BR 319 – considerada uma importante alternativa econômica para o desenvolvimento – além da duplicação da BR-364 e a saída para o Pacífico, que trarão grandes benefícios para Rondônia.

O governador Marcos Rocha é o superintendente da Suframa falaram sobre desenvolvimento econômico

Tanto o governador quanto o superintendente da Suframa acreditam que esses assuntos também serão debatidos durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) que será realizada no próximo dia 25 de julho, em Manaus/AM, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Neste encontro, a expectativa gira em torno das discussões quanto ao licenciamento ambiental da BR-319, bem como outros assuntos econômicos e de desenvolvimento da região.

O governador, o superintendente, bem como o superintendente adjunto de Operações, Luciano Tavares, têm em comum o passado de oficialato no Exército Brasileiro. Fato que reforçou a descontração durante toda a reunião. “Estamos recebendo a visita do superintendente da Suframa que está buscando a revitalização da Autarquia com as atenções para desenvolver nossa região. Teremos um encontro dia 25 com o presidente da República e os governadores da nossa região para que possamos acertar detalhes daquilo que a nossa região está precisando”, destacou o governador.

REUNIÃO EM GUAJARÁ-MIRIM

Nesta quarta-feira (17), por exemplo, a agenda do superintendente da Suframa em Rondônia continua, com reunião em Guajará-Mirim com intuído de que seja feito um mapeamento das dificuldades, além de se discutir uma reengenharia local com o objetivo de chamar empresário a investir na região.

“Em resumo, ficamos felizes com a visita do superintendente da Suframa, pois conversamos aqui sobre vários aspectos. Neste Governo, tudo que temos feito são ações adotadas para o crescimento. Rondônia é um  Estado que vive do agronegócio, da agricultura, mas, podemos ter aqui empresas, indústrias de várias produtos, ou seja, implementar muito mais”, disse o governador, lembrando, inclusive, que dentro das discussões foi levantada a importância da questão da revitalização da área de livre comércio de Guajará-Mirim.

 

“Era uma cidade que todos visitavam e atraía centenas de pessoas e que hoje está esquecida. Temos que unir força em busca de mecanismo para que Guajará volte a se desenvolver”, finalizou Marcos Rocha.

 

O superintendente disse que a missão é reconstruir a importância da Autarquia em toda a sua área de abrangência, trabalhando em parceria com a sociedade civil organizada, bem como entidades como  o Sebrae, Federação do Comércio, Federação da Indústria, a CDL, tendo como objetivo levar o conhecimento dos benefícios de se instalar em uma área ‘suframada’, por apresentar diferenciais tributários ofertados.

Um encontro dia 25 está agendado com o presidente da República e os governadores da região

“Iremos desenvolver projetos junto com o governo do Estado, principalmente na parte da infraestrutura, ou seja, estamos trabalhando em sintonia com o governador Marcos Rocha e reforçamos as diretrizes do presidente Bolsonaro que tem se preocupado com o desenvolvimento regional e focarmos na geração de emprego e renda para a população”, sintetizou o superintendente.

MISSÃO DA SUFRAMA

A Suframa é uma autarquia vinculada ao governo federal que administra a Zona Franca de Manaus, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais, além de promover a interiorização do desenvolvimento por todos os estados da Amazônia Ocidental.

Participaram também da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Junior; secretário de Estado de Finanças, Luis Fernando; superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, Sérgio Gonçalves da Silva; secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Pedro Antônio Afonso Pimentel.

Leia mais:

 Comitiva da Suframa visita Porto de Porto Velho e trata da implantação de um porto seco em Guajará Mirim


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo