Governo de Rondônia
28/03/2024

CHAMAMENTO

Hemocentro de Ji-Paraná convoca doadores e adota sistema de agendamento para não ocorrer aglomeração

25 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, enquanto a população feminina somente três vezes anualmente

Apesar de baixo o estoque de sangue para atender a demanda na região Central de Rondônia, a direção do Hemocentro de Ji-Paraná adotou a medida de agendamento com a finalidade de atrair novos doadores e buscar os já cadastrados no sistema.

A decisão tomada tem o objetivo de evitar aglomeração e manter o estoque em condições de atender o possível congestionamento na rede de saúde, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Tanto os doadores cadastrados no Hemocentro quanto os novos doadores devem fazer o agendamento por meio do telefone 3421-1615. Durante a ligação telefônica são passadas várias orientações para o procedimento de doação. Dormir bem, alimentar-se antes de comparecer ao Hemocentro, e, sobretudo, ir desacompanhado no horário estabelecido, é alguns dos critérios.

“A situação é delicada. O estoque está baixo. Tivemos queda na procura do sangue, mesmo assim estamos em estado de alerta por não sabermos como o vírus vai avançar”, explicou a assistente social Cleide Araújo, detalhando que “a queda na procura de sangue reduziu devido ao cancelamento de cirurgias eletivas”.

Hemocentro de Ji-Paraná convoca doadores

O Hemocentro de Ji-Paraná está com as atividades reduzidas. Os atendimentos estão sendo realizados a públicos distintos, como aos hemofílicos, grávidas com fator RH negativo e doadores de sangue. Não há coleta de sangue externa, seja em domicílios e/ou empresas e indústrias ainda em funcionamento durante a quarentena estabelecida em âmbito estadual.

“Estamos cuidadosos. Reduzimos o número de funcionários, suspendemos consultas nos ambulatórios, cadastros de doadores de medula óssea e a entrega de exames por trinta dias”, informou a assistente social, reforçando que “mesmo em época de quarentena o Hemocentro necessita de doadores de sangue sim”.

Leia Mais:

 Atendimento na Fhemeron é ajustado para repor estoque de sangue durante período de prevenção ao coronavírus


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Empresas, Governo, Indústria, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo