Mão Amiga

Guajará-Mirim recebe ação do projeto Mão Amiga

05 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1 - waldemarNa manhã desta quarta-feira, 4, o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) encaminhou as máquinas para Guajará-Mirim,  antecipando em um dia os serviços que estavam marcados para começar a partir da quinta-feira, 5.

Segundo a secretária executiva regional, Suzana Cury, Guajará-Mirim recebeu duas pás carregadeiras três caminhões caçamba, quatro patrol, 1 caminhão pipa, um caminhão melosa, um ônibus e uma caminhonete que irão realizar “limpeza de ruas e recuperação de estradas vicinais, com contrapartida do município”.

Para o presidente da câmara de vereadores de Guajará, Fábio Garcia, o Netinho, as ações que estão sendo realizadas pelo governo do estado na cidade “ficarão para a história”, pois, segundo ele, “são ações realizadas com planejamento e união desde o início desta gestão estadual”.

O deputado Lebrão destacou a dificuldade de administrar os municípios com a redução do fundo de participação dos municípios, FPM, e o “auxílio do governo aos prefeitos em todos os municípios do estado”.

10 - serviços de limpeza

Ressaltou também o empenho do governo para aprovar a Lei das Lojas Francas. Ele pediu que fotografassem Guajará hoje e daqui a quatro ou 5 anos “para sentir a diferença do progresso da cidade”.

O vereador Agostinho Figueiredo se disse grato pelo trabalho do governo do estado. Para ele, os maquinários são necessários para “recuperar a dignidade de Guajará no pós-enchente” e pediu que o DER fique na cidade “até concluir o trabalho totalmente”.

O presidente da junta comercial e industrial de Guajará-Mirim, Delny Cavalcante Júnior, disse da importância da iniciativa da criação da lei para redução fiscal, mas pediu que o governo elabore um cartilha explicando o funcionamento da lei “além da doação de uma área para a construção do distrito industrial da cidade”.

1 - prefeitoO prefeito Dulcio Mendes disse que o município necessita de arrumação sempre e precisa de parcerias para tocar suas obras e o “governador Confúcio tem sido nosso grande parceiro”.

O deputado Edvaldo Soares, autor da indicação da lei de isenção fiscal, frisou o trabalho realizado pelo governo e a aprovação no Conselho Federal de Fazenda que “por unanimidade aprovou a isenção e possibilitou a criação desta área comercial”. A partir deste momento, disse, “renasce a esperança em Guajará”.

Limpeza de bairros

10 - ruasDe acordo com o diretor executivo do DER, Rodrigo Viana, o estado irá realizar a limpeza de vários bairros, iniciando no Jardim Esmeralda, e o município “arcará com os custos do combustível, alimentação e hospedagem dos trabalhadores do DER”. Pediu aos moradores de Guajará para não se espantarem se “as máquinas trabalharem dia e noite. “O departamento trabalhará dia e noite para otimizar os serviços”, informou o diretor.

10 - projeto guajara

O secretário executivo do governo do estado, Waldemar Albuquerque, representando o governador ressaltou os trabalhos desenvolvidos não somente em Guajará, mas em todos os municípios do estado e não só com estradas, mas em todas as áreas como saúde, educação e a cobrança de planejamento e ações de todas as secretarias.

Finalizou o evento lembrando que a empresa que parou o asfalto no ano anterior irá concluir os 11 km de asfalto do projeto Asfalto Bom direcionados para Guajará, sendo que “8km já foram concluídos”. Afirmou que após todas estas ações do governo “quero ver esta Guajará-Mirim, fazendo jus ao seu nome e que esta pérola volte a brilhar cada vez mais”.

Moradores agradecem trabalho

No período da tarde as máquinas do DER já estavam no bairro Jardim Esmeralda, em Guajará-Mirim, realizando o trabalho de limpeza de várias ruas. “Após a limpeza será feito o encascalhamento e nivelamento dessas ruas”, informou Rodrigo Viana.

A moradora do bairro há 30 anos Celestina Vargas, ficou agradecida pois com a limpeza melhora muito. “Eles começaram a limpar e até cobra apareceu. Veja o perigo que passamos. Tinha muito lixo nestas ruas”.

10 - rein aldo cortez

Reinaldo Cortez

Segundo o morador Reinaldo Cortez a rua estava quase fechada pelo mato e agora “a limpeza vai ficar muito bom pra todos. Até para as crianças irem à escola”.  Franciele Rufino da Cruz agradeceu e disse que a “rua estava cheia de buracos. Para melhorar só o asfalto mesmo”.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Marcos Freire