AÇÕES NO TRÂNSITO

Grupo Técnico de trabalho do Pnatrans Rondônia se reuniu para tratar dos casos de redução de mortes no trânsito

08 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Grupo de Trabalho do Pnatrans cria comissões de Saúde, Gestão e Educação para planejar ações para o trânsito

Com o objetivo de dar continuidade às ações a serem desenvolvidas, quanto à redução do número de mortes e lesões no trânsito, de no mínimo 50% do número de mortes até 2030, foi realizada nesta segunda-feira, 7, a 2ª Reunião do Grupo Técnico de Trabalho do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans. O encontro ocorreu no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira .

A reunião foi coordenada pela diretora-geral adjunta do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, Benedita Aparecida de Oliveira, que voltou a reafirmar a importância do comprometimento dos representantes das instituições que fazem parte do contexto e que irão desenvolver as ações dentro dos respectivos pilares para que o trabalho evolua, conforme o planejamento. “Peço que cada instituição indique o titular e um suplente que sejam atuantes para que as ações aconteçam, pois precisamos ter engajamento”, ressaltou Benedita Oliveira.

Foi deliberado e aprovado por unanimidade, a criação de três comissões, sendo a Comissão de Saúde, Gestão e Educação. Na sequência passou-se a deliberação sobre a Agenda de Reunião Individualizada com cada grupo, conforme cada pilar, sugerida reunião com cada grupo de duas em duas semanas.

O Primeiro grupo, correspondente ao Primeiro Pilar, será um grupo multidisciplinar, com vários órgãos, sendo que a primeira reunião será com o grupo relacionado ao pilar de Gestão. O Pnatrans prevê 154 ações divididas em seis pilares temáticos, entre elas estão: gestão; fiscalização; educação para o trânsito; atendimentos Às vítimas; vias seguras e engenharia veicular.

As ações serão realizadas baseadas no índice nacional de mortes no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortes no trânsito por grupo de habitantes; ambos apurados no ano da entrada em vigor da Lei n° 13.614, de 2018.

Benedita Oliveira agradeceu ao governador pelo apoio de ações no combate aos sinistros de trânsito

A diretora-geral adjunta do Detran Rondônia, Benedita de Oliveira agradeceu ao governador Marcos Rocha, que tem apoiado a implantação do Pnatrans em Rondônia, bem como todas as ações no sentido de levar segurança às pessoas no trânsito e lembrou que a responsabilidade de um trânsito seguro e humanizado é responsabilidade de todas as pessoas.

A representante do Pronto Socorro João Paulo II, a enfermeira Lucinéia Almeida de Souza, pontuou que, de janeiro a setembro deste ano, deram entrada na unidade hospitalar mais de duas mil pessoas vítimas de sinistros de trânsito e a maioria são condutores e passageiros de motocicletas. Lucinéia Souza disse que esses pacientes, geralmente chegam à unidade com fraturas graves, muitos morrem em decorrência do acidente e outros levam meses para se recuperarem e ainda, muitos ficam com sequelas.

Foi delegado à diretora-geral adjunta do Detran Rondônia, Benedita Aparecida de Oliveira, por meio da Portaria n° 782 de 26 de abril de 2022, competências necessárias para promoção das ações de sensibilização quanto à adesão e desenvolvimento do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, no âmbito do Estado de Rondônia, respeitados os limites de atuação previstos no respectivo plano.

Além da participação dos representantes das instituições que compõe os pilares do Pnatrans, a reunião contou com a participação também, de forma remota, do assessor do Ministério Público do Estado de Rondônia, Tenente-coronel PM Sinclair Araújo, que estava representando o promotor de justiça, Pablo Hernandez Viscardi.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano/ Alex Laborda

Agricultura, Cidadania, Direitos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Esporte, Evento, Fiscalização, Governo, Inclusão Social, Indígena, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Pandemia, Polícia, Previdência, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte, Turismo