Governo de Rondônia
19/04/2024

CAPACITAÇÃO

Governo realiza abertura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional

22 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos terão 165 horas de curso em regime de internato, com atividades teóricas e práticas, seguidas de avaliações individuais e em grupo

Dando seguimento ao trabalho de capacitação constante das forças policiais do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus realizou na sexta-feira (19), no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, a abertura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional – III CIAP/RO. Com 40 servidores da Segurança inscritos, o objetivo do curso é promover atividades de intervenção, desenvolvendo habilidades de contenção nas unidades prisionais e possíveis adversidades nas rotinas de escoltas.

Dos 40 inscritos, 38 são policiais penais do Estado, um policial rodoviário federal e um policial penal federal. Os alunos terão 165 horas de curso em regime de internato, com atividades teóricas e práticas, seguidas de avaliações individuais e em grupo. Toda a ministração do curso será realizada no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, por instrutores do quadro efetivo da Sejus e convidados de forças coirmãs.

SOBRE O CURSO

Nas edições anteriores, já foram formados 83 interventores para atuarem no Sistema Prisional Estadual

O plano de ensino do curso foi dividido entre as seguintes disciplinas: Noções de Legislações Normativas, Noções de Abordagem Policial, Imobilizações Táticas e Defesa Pessoal, Noções de Gerenciamento de Crises em Estabelecimento Prisional, Técnicas e Tecnologias Menos Letais, Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), Intervenção Prisional e Utilização de Escudo, Escolta Armada, Armamento e Tiro (Com Habilitação em Espingarda calibre 12, Pistola, Carabina CTT e Fuzil cal. 5.56).

O governador do Estado, Marcos Rocha ressaltou a importância da investidura nas ações policiais. “Através da Escola de Serviços Penais – Esep, o Estado realiza a preparação da Polícia Penal para uma atuação cada vez mais aprimorada no Sistema Prisional”, disse.

O secretário de Justiça, Marcus Rito completou: “Um servidor preparado realiza suas atividades rotineiras com muito mais confiança, e consequentemente, isso gera mais segurança para o servidor e sua atuação dentro das unidades prisionais”, concluiu.

CAPACITAÇÃO

O CIAP teve sua primeira edição realizada em Rondônia no ano de 2019, no município de Rolim de Moura, com 50 inscritos e 47 formados. A segunda edição ocorreu em 2021, em Guajará-Mirim, com 43 inscritos e 36 formados.

A Sejus, por meio da Esep, trabalha na constante oferta de cursos aos servidores; em 2023, 284 destes receberam capacitação. Entre os cursos estão, Intervenção Tática, Gerenciamento de Crise no Sistema Prisional, Armamento e tiro para uso de espingarda calibre 12 para policiais penais femininas, entre outros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça e Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cursos, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo