Governo de Rondônia
27/04/2024

ECONOMIA

Governo injeta R$ 174 milhões com pagamento da primeira parcela do 13° salário, na sexta-feira, 14

12 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Primeira parcela do 13° salário vai movimentar a economia estadual, principalmente no setor de comércio e serviços

Com o compromisso de manter o pagamento dos servidores públicos estaduais em dia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, efetuará o pagamento da primeira parcela do 13º salário no próximo dia 14, sexta-feira.

Mais de 47 mil funcionários públicos serão contemplados com a primeira parcela do 13º salário, que vai movimentar a economia estadual, principalmente o setor de comércio e serviços, uma vez que serão injetados cerca de R$ 174 milhões. O pagamento está previsto no calendário anual de 2023, além da 2ª parcela, que será efetuada no mês de dezembro.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, Franco Maegaki Ono, afirma que, o pagamento da primeira parcela do 13° salário é significativo para o aquecimento do mercado interno. “Temos servidores em todos os municípios do Estado, por isso, existe uma distribuição equitativa dos recursos. E, isto faz aquecer e gerar a economia local, pois compras serão feitas no comércio e, por conseguinte, o setor industrial também será movimentado. É uma cadeia em que há circulação econômica de diversos segmentos, inclusive, refletindo na própria receita do Estado”, afirmou.

13° SALÁRIO

O secretário adjunto da Sefin, Franco Ono explicou ainda que, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, de 2022, o pagamento do 13º salário representa cerca de 1,7% do Produto Interno Bruto – PIB nacional, sendo que dos trabalhadores ativos, incluído o setor de serviços, o qual engloba os funcionários públicos, representa 1,1% do PIB. Sendo, portanto, de importância para o aquecimento da economia.

DESEMPREGO

Rondônia é o estado que possui a menor taxa de desemprego do Brasil, portanto, 1º lugar em empregabilidade no país. E a 2ª menor taxa de desigualdade de renda do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

INVESTIMENTOS

No tocante à questão fiscal estar ajustada, o secretário adjunto da Sefin pontuou que, como consequência, tem causado a atração de diversos empreendedores para o Estado. “O Governo de Rondônia tem feito reuniões com vários empresários do segmento produtivo, pois existem projetos de implantação de empresas na área comercial e industrial”, disse.

Um exemplo de atração de investimentos é uma empresa que já está atuando na área de mineração no interior do Estado, que tem um projeto de exploração econômica entre 20 e 30 anos, com o planejamento inicial de investimento entre 25 e 30 milhões de dólares na fase de implantação.

“Todos estes fatos contribuem para que o estado de Rondônia se mantenha em situação regular. É um compromisso do governador Marcos Rocha manter os salários em dia, com os pagamentos sendo feitos nas datas previamente programadas, de forma rigorosa e em outras ocasiões, tivemos a oportunidade de antecipar o salário dos servidores”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo