Governo de Rondônia
28/03/2024

Economia

Governo estimula produção de cacau, diz Padovani

25 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, destacou nesta sexta-feira (25), em Ouro Preto do Oeste, que o Governo do Estado vem trabalhando para estimular a produção de cacau no Estado de Rondônia.

A declaração foi dada durante a realização de uma audiência pública, convocada pela Assembleia Legislativa do Estado, para debater a produção de cacau em Rondônia.

site01“O governador Confúcio Moura tem sido um grande defensor da agricultura familiar e a maior prova disso é o crescimento da produção agrícola em todo o estado nestes últimos três anos”, declarou.

Representando o governador, o secretário Padovani lembrou que “2014 é o ano internacional da agricultura familiar” e reafirmou que a “Seagri é uma grande defensora e tem grande comprometimento com os produtores de cacau”.

Padovani também cobrou do governo federal a ampliação dos investimentos na agricultura de Rondônia. “Nossos produtores precisam de aumento de recursos para pesquisa, assistência técnica especializada e abertura de novas linhas de crédito específicas”, destacou.

Indústria

A coordenadora de compra de cacau para a região norte da indústria Barry Celebáut, Alba Regina, lembrou que já existe uma proposta para instalar, até o mês de junho, uma filial da empresa em Rondônia para a compra do produto.

Audiência Pública_Cacau_25.04.14_Fotos_Daiane Mendonça (7)
“Essa proposta valoriza o potencial de produção e coloca Rondônia no centro dos debates”, disse Alba. Ela destacou que, além do sucesso na produção, o cacau é uma motivação aos produtores. “O cacau fixa o homem no campo e tem liquidez garantida ao produtor”, frisou.

Produção

O pólo cacaueiro de Rondônia dispõe de 37,4 mil hectares de lavouras, distribuídos em 48 municípios e em 91 projetos de colonização. Conta com a participação de nove mil produtores, predominantemente pequenos produtores rurais, com produção anual de 16,4 mil toneladas de cacau seco e receita de R$ 54,33 milhões, proporcionando geração de 36 mil empregos diretos e 144 mil indiretos.

O Brasil produz em média 210 mil toneladas de cacau por ano. Ocupa a sexta posição mundial na produção do cacau e possui o quarto maior mercado consumidor de chocolates do mundo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sandro André - Assessoria Seagri
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo