16/07/2024

Governo entrega tratores a associações rurais de cinco municípios

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1 _ padovani_1024x637

Agricultores organizados em associações rurais de cinco municípios receberam tratores novinhos que irão ajudá-los na tarefa de preparar o solo para a produção de alimentos. Os beneficiários são de Campo Novo, Buritis, Governador Jorge Teixeira, Vale do Paraíso e Porto Velho.

As máquinas foram entregues na tarde dessa terça-feira, 18, pelo secretário Evandro César Padovani, da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), que na ocasião representou o governador Confúcio Moura, e pelo deputado federal Carlos Magno, autor da emenda parlamentar que garantiu os recursos para aquisição dos equipamentos.

1 _ tratores budny_1024x531

Alguns presidentes de associações rurais vieram receber as chaves do trator de 75 cavalos da marca Budny acompanhados dos secretários de agricultura de seus municípios. O secretário Leonel Bertolim, de Porto Velho, agradeceu o deputado pela iniciativa de proporcionar a emenda e ao governo do Estado por ter garantido a contrapartida para que a compra das máquinas se concretizasse.

1 _ chaves_1024x646

O primeiro a receber as chaves do trator foi o presidente da Associação Nova Esperança, do Projeto de Assentamento Rio Alto, do município de Buritis. O representante da indústria, fabricante dos tratores Budny, esteve presente na solenidade e disse que a marca já é líder de venda em Rondônia, e que brevemente já estará fabricando seus tratores em Ji-Paraná.

1 _ luiz gomes_1024x584

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, entre elas o controlador geral do estado, Leonor Scharamel, e o secretário-executivo da Emater-RO, Luis Gomes Furtado, que fez um breve pronunciamento, elogiou a iniciativa de Carlos Magno e acrescentou: “Rondônia já saiu do tempo da enxada e entrou na era da tecnologia moderna. Essas máquinas vão ajudar na produção de alimentos”, disse o secretário.

1 _ carlos magno_1024x629

Carlos Magno, que é produtor rural e mora na fazenda, falou que sua ação parlamentar como deputado federal tem buscado, sobretudo, melhorar a qualidade de vida no campo, enfatizou o deputado.

O secretário Evandro Padovani justificou a ausência do governador Confúcio Moura, agradeceu a atenção do deputado com as organizações sociais rurais, associações e cooperativas e pediu aos agricultores dedicação e zelo pelas máquinas colocadas sob a responsabilidade deles, por contratos de comodato, e ofereceu um curso para operadores de máquinas a ser dado por técnicos do Senar. Padovani disse não ter dúvida que um trator daqueles poderá trabalhar por vinte anos.

Texto: Enock Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça