19/05/2024

Habitação Rural

Governo entrega 40 casas na zona rural de Ouro Preto

17 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

HabitaçãoInstalados há 44 anos na comunidade Cristo Rei, a família Salaroli se encheu de contentamento na tarde deste sábado, 14. “É uma alegria muito grande sair da pequena e velha casa de madeira para uma de alvenaria maior e novinha em folha”, disse a dona de casa Claudete Gomes Amarante Salaroli, ao entrar em definitivo para a nova moradia localizada na linha 101, zona rural de Ouro Preto do Oeste. Na ocasião, simbolicamente, o governo estadual entregou outras 39 casas na região.

A casa saiu em nome de Aurélio Salaroli Neto, que é o esposo de Claudete. Ele disse que o imóvel é bastante confortável em comparação com a antiga residência dele. “Tem mais espaço, é arejada e bonita”, festeja o sitiante, que ao lado do pai comandou a churrasqueira na festa em comemoração ao novo lar.

O ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ouro Preto do Oeste, o sitiante Albino Salaroli, classificou a construção do empreendimento rural como sendo segura e confortável para os agricultores. “É uma casa boa, boa mesmo. O Governo do Estado exigiu uma planta de boa qualidade”, disse.

Aurelio Salaroli Neto_Albino Salaroli

Aurélio Salaroli Neto com o pai

“A casa tem 73 metros quadrados e impressiona pela qualidade”, disse o secretário estadual de Assistência Social Márcio Félix, ao destacar que habitações rurais e urbanas fazem parte das prioridades da atual gestão do governo estadual. Investimentos em moradias em Rondônia, segundo Márcio Félix, não ocorriam há mais de trinta anos.

O prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni prestigiou o evento da entrega das casas e admitiu que o município depende de parcerias com o Governo do Estado para avançar no desenvolvimento, especialmente no social. “Estas casas mantém o homem do campo nos sítios produzindo café, leite, boi, carne. E para escoar esta produção o governo estadual nos ajuda com a manutenção dos 825 quilômetros de estradas”, ressaltou o prefeito.

A construção de habitação rural na região de Ouro Preto do Oeste é fruto de parceria entre os programas Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e Morada Nova, do Governo do Estado, e os envolvimentos diretos da Associação dos Pequenos Produtores de Rondônia (Aparo) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Albino SalaroliTambém participou do evento o deputado estadual Jaques Testoni, o presidente do MPA Vandeir Pereira, a secretária executiva regional de Ouro Preto Maria Araújo, o secretário regional de governo de Ji-Paraná Romildo Pereira e o governador Confúcio Moura, que esteve acompanhado da esposa Maria Alice Moura.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio