10/05/2024

Governo do estado revitalizará a Alameda do Ipê, em Ariquemes

23 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Apresentação da proposta de revitalização da Alameda do Ipê

Foi apresentado ao governador Confúcio Moura, na segunda-feira (22), o projeto de revitalização da Alameda Ipê, pelo prefeito Lorival Amorim, equipe técnica de planejamento da prefeitura e diretores da Associação Comercial e Industrial d e Ariquemes (ACIA) no Centro Administrativo Dr. Carpintero.

O prefeito ressaltou que o objetivo do projeto é  garantir um visual moderno, melhorias no sistema de trânsito aumentando a atratividade e competitividade do comércio varejista de bens e serviços do centro comercial, levando qualidade  de vida à população.

De acordo com o chefe de núcleo de engenharia da prefeitura de Ariquemes, Hugo Lopes, a revitalização da Alameda do Ipê terá um investimento de aproximadamente de R$ 4,6 milhões, cobrindo a avenida Jamari até a Canaã.

O projeto contempla a revitalização urbanística de todo o calçadão adequando-o às normas de acessibilidade.

Integra o projeto a substituição da pavimentação antiga por bloquete sextavado, readequação das rampas para pessoas com necessidades especiais, construção da drenagem pluvial de esgoto, substituição da rede elétrica, com instalação de novos postes e iluminação pública e ampliação do estacionamento.

“O paisagismo será feito pela  secretária de meio Ambiente do Município”, explica Lopes.

O presidente da Acia, José Vilas Boas, destacou  o problema da Alameda do Ipê na atualidade. Segundo ele,  o local sofre com a falta de estacionamentos, a presença de usuários de drogas e a invasão de ambulantes, que acabaram criando pontos fixos.

“Com a revitalização, todos ganham. O comerciante por ter um lugar bonito para comercializar seus produtos, o  consumidor  com o conforto da segurança  poderá realizar suas compras e aproveitar o espaço para passear com a família”, comemora o presidente.

Confúcio Moura conhece o projeto de revitalização da Alameda do Ipê

O governador Confúcio Moura  pediu aos técnicos do município que fizessem análise burocrática, inserisse o  Relatório de impacto de trânsito (RIT) e Plano de Controle Ambiental (PCA), e assim que estiver completo em encaminhar para os órgãos competentes para os procedimentos legais.

“Além de  embelezar um dos pontos mais movimentados da cidade, essa obra representa também, valorização do comércio local e o bem – estar do cidadão”, disse Confúcio.

O projeto foi elaborado pela prefeitura de Ariquemes, e a execução da obra será do Estado.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David