Governo do Estado fortalece o Turismo em Buritis

28 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - seturCom a criação recentemente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Buritis, a administração do município está buscando parcerias para fortalecer a sua atividade turística.

O prefeito Antônio Correia de Lima e o secretário da nova pasta, Dirceu Valverde, solicitaram o apoio do Governo do Estado por meio da Superintendência Estadual de Turismo e receberam  nesta semana uma equipe de técnicos da Setur para começar os trabalhos da parceria.

Segundo o superintendente da Setur, Júlio Olivar, o sucesso do Turismo depende de um trabalho em conjunto com as três esferas de governo – municipal, estadual e federal -. “Por isso priorizamos essa solicitação de Buritis”, destacou ele.

A equipe da Setur apresentou o funcionamento da cadeia produtiva  do turismo, inclusive as ferramentas do sistema de convênios do governo federal, além de realizar o mapeamento dos atrativos  turísticos da cidade.

Será realizado também o cadastro de pessoas jurídicas que atuam na cadeia produtiva do Turismo em Rondônia para fazer parte do Cadastur que é o sistema de cadastramento do Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais de Turismo das unidades da federação.

Esse cadastro é importante para quem atua na área porque permite a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, a exemplo do Salão do Turismo, além de garantir  o acesso a linhas de financiamentos para a atividade turística.

O Cadastur tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio de cadastro de empresas e profissionais do setor.

Texto: João Albuquerque - Assessoria Setur
Fotos: Setur