Governo de Rondônia
23/04/2024

Governo dinamiza informações com agência de notícias

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6 _ lancamento portal_1024x683

Para acompanhar o avanço das redes sociais, padronizar e levar informações instantâneas e atuais aos cidadãos, além de garantir a política de continuidade da informação, com vistas a formar um banco de dados sobre Rondônia, o governador Confúcio Moura lançou, na manhã desta terça-feira (18), o novo portal do governo do Estado, idealizado pelo Departamento de Comunicação (Decom) em parceria com a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic).

A nova ferramenta de comunicação, que substitui o site em funcionamento há cerca de 10 anos, tem caráter de agência de notícias, conforme explicou o gerente de Tecnologia, Alan Machado, por reunir todos os sites, serviços do governo e entes parceiros em um só endereço: www.rondonia.ro.gov.br. Outra vantagem, de caráter interno, é que as matérias e fotos das equipes do Decom e demais órgãos estaduais (repórteres e fotógrafos) não serão mais enviadas por e-mail, mas lançadas diretamente no gerenciador de notícias (rascunho) para ser publicada após avaliação do editor.

6 _ lancamento portal 1_1024x683

Para o governador Confúcio Moura, além do layout moderno e atender ao princípio constitucional no que se refere à publicidade dos atos governamentais, é importante que o novo portal cumpra um dos principais objetivos, que é atender à demanda interna, que são os funcionários do Estado, seus familiares e depois o público externo, tornando-se um instrumento de armazenagem da informação, como memória do Estado.

Essas informações têm grande valor, quando bem armazenadas, e servirão para pesquisas escolares, entrando para a história. Um governo sem histórico,

não tem memória”, afirmou Confúcio, citando como exemplos bibliotecas americanas, onde, em sua opinião, constam mais dados sobre Rondônia que as bibliotecas locais.

O diretor de Comunicação do governo, Osmar Silva, considera que o novo site atende ao desafio de divulgar as ações do governo em tempo real, para um maior número de público, em um só endereço, por onde também o cidadão poderá se comunicar, sanando dúvidas e obtendo informações de interesse pessoal e também o que o governo está fazendo no Estado. Ele lembrou que assumiu o Decom em um período em que nos veículos de comunicação externos a notícia era que o governo nada fazia. Atualmente, segundo ele, 73% mostram ações concretas em todo o Estado.

6 _ portal_1024x683

O presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e TVs, Antônio Campanari, destacou a importância da reformulação do portal por se tornar em um manancial de informação para os veículos de comunicação.

O novo site ainda oferece interface adaptável a diferentes dispositivos com suporte a navegação na internet (smartphones, tablets, ultrabooks, notebooks e computadores), além de otimizar conteúdo e garantir segurança, protegendo a integridade do conteúdo e gerando backups automáticos.

OFICINA DE COMUNICAÇÃO

Ainda na solenidade, Osmar Silva anunciou para os últimos finais de semana de abril (25 e 26) e de outubro (24 e 25) a realização da III e IV Oficinas de Comunicação.

O evento foi prestigiado por representantes de várias empresas de comunicação, além de secretários de Estado, a exemplo de Marco Antonio de Faria (chefe da Casa Civil), Márcio Félix (Ação Social) e Vicente Moura (ouvidor do Estado). 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo