Governo de Rondônia
27/04/2024

PATRONO

Governo destaca os profissionais da Segurança Pública em homenagem a Tiradentes

21 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O respeito pela dedicação, ética e comprometimento ao trabalho dos profissionais que atuam diretamente na área de Segurança Pública foi enaltecido pelo Governo de Rondônia, ao lembrar da data de 21 de Abril, quando é prestada homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes,  patrono das polícias brasileiras.

O governador Marcos Rocha fez questão de lembrar a árdua missão de cada policial militar e civil, no dever de garantir a segurança e paz à sociedade rondoniense. Os serviços rotineiros não cessam somados aos trabalhos que vêm sendo desencadeados neste momento de crise em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus. Para o chefe do Executivo Estadual, todos os profissionais, principalmente os da Segurança Pública, são dignos de elogios e reconhecimento pelo grandioso serviço desenvolvido.

Mesmo no momento difícil pela qual passa a sociedade, não há como esquecer as homenagens ao Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes”, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.

O dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965. Isso foi feito pelo presidente marechal Castelo Branco por meio da Lei N. 4.897. Tal lei também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes.

Devido à pandemia do coronavírus, não foi possível a realização de um evento grandioso por parte do governo do Estado, em especial à Segurança  Pública do Estado, mas atos simbólicos foram lembrados em todo país. Mesmo dessa forma, o chefe do Executivo Estadual enalteceu a todos os profissionais da Segurança Pública em gesto de continência em reconhecimento ao valoroso trabalho.

O governador conhece perfeitamente a importância do patrono das polícias do Brasil, mesmo por ser um militar, coronel da Reserva Remunerada, e que em toda sua trajetória militar honrou seu trabalho como profissional da Segurança Pública.

O governador destacou trecho da mensagem da Ordem do Dia da Polícia Militar que ecoou em todos os municípios de Rondônia:

“Nesta data, 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes, patrono cívico das polícias militares e civis. Lembremo-nos da história de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e mártir da Independência do Brasil, e nos espelhemos nele para prosseguir na lida diária defendendo a sociedade mesmo com o sacrifício da própria vida.  Neste momento, pelo qual passa a humanidade, combatendo um inimigo invisível, um vírus, relembremos o juramento realizado por cada policial militar ao ingressar nas fileiras da polícia militar do Estado de Rondônia e busquemos o encorajamento necessário para realizar a defesa social, servindo ao país com lealdade, disciplina e constância. Tal qual Tiradentes, revistamo-nos de nossos melhores e mais altruístas sentimentos para que não esqueçamos nunca a essência de nossa missão, servir”, ressaltou Marcos Rocha, governador de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo