Governo de Rondônia
25/04/2024

LEI SANCIONADA

Governo de Rondônia sanciona lei que regulamenta a Polícia Penal no Estado

27 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Governo do Estado de Rondônia avança com a regulamentação da carreira de policial penal

O Governo de Rondônia sancionou nesta terça-feira (26) a lei complementar nº 1.102, que organiza a Polícia Penal Estadual. A lei complementar que organiza a Polícia Penal em Rondônia, órgão vinculado à Secretaria da Justiça (Sejus), foi sancionada pelo governador Marcos Rocha após decreto da Assembleia Legislativa.

A sanção desta lei é mais uma ação do Governo do Estado que confirma o compromisso de Rondônia com o servidor público. “Com está lei sancionada, podemos dizer que o Governo de Rondônia está à frente de outros estados brasileiros, regulamentando a emenda constitucional que colocou a Polícia Penal no rol da segurança pública. Rondônia é um dos primeiros estados a agir desta forma, inovando na legislação”, destaca o secretário de Estado da Justiça, Marcos Rito.

No Estado, estão entre as competências da Polícia Penal, o planejamento e a execução de ações de custódia, o policiamento dos estabelecimentos penais e áreas próximas, a execução das penas privativas e de liberdade, bem como atuar no acompanhamento das medidas cautelares diversas da prisão. Desta forma, adequar a profissão dos agentes penitenciários ao patamar de Polícia Penal, é alinhar suas ações à profissão, corretamente. Neste sentido o secretário segue argumentando.

A sanção desta lei é mais uma ação do Governo do Estado que confirma o compromisso de Rondônia com o servidor público

“É preciso agradecer a participação dos deputados estaduais, que colaboraram, colocaram emendas e participaram da redação desta lei, contribuindo para a construção de um texto sólido, de grande relevância, que agora reconhece essa categoria. Este é o início de muita coisa que ainda virá em benefício dos policiais penais”, complementou o secretário estadual de Justiça.

A partir desta lei, o quadro de servidores da Polícia Penal será estruturado em carreira de cargo único de nível superior, essencial à segurança pública, com acesso exclusivo por meio de concurso público e por meio da transformação dos cargos efetivos de agente penitenciário em policial penal. Assim como ocorre em outros órgãos da Segurança Pública, o Governo de Rondônia irá oferecer curso de formação para Policiais Penais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo