VALORIZAÇÃO

Governo de Rondônia reforça atuação das ouvidorias no Dia Nacional do Ouvidor

19 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Dia Nacional do Ouvidor foi instituído pela Lei n° 12.632/2012

O Governo de Rondônia participou das comemorações do Dia Nacional do Ouvidor. O evento, lembrado em 16 de março, teve como objetivo reconhecer a importância fundamental da figura do ouvidor, no contexto da administração pública, destacou o papel relevante, desempenhado pelos ouvidores no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento da democracia.

Conforme a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), o evento foi marcado por palestras, debates e reflexões sobre a relevância do trabalho dos ouvidores em promover a transparência pública. Autoridades estaduais, representantes da sociedade civil e profissionais da área estiveram presentes para compartilhar experiências e discutir estratégias para aprimorar, ainda mais, os serviços de ouvidoria em Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância de ouvir a voz dos cidadãos e garantir que suas manifestações sejam atendidas de forma eficaz. “A Ouvidoria é uma ponte essencial entre o Governo e a população. Estamos comprometidos em fortalecer essa conexão, promovendo a transparência e participação cidadã. Os ouvidores desempenham um papel crucial ao receber e encaminhar as manifestações dos cidadãos, contribuindo para a continuidade da melhoria dos serviços públicos”, salientou.

O evento promovido pela Rede Estadual de Ouvidorias foi marcado por palestras, debates e reflexões sobre a relevância do trabalho dos ouvidores em promover a transparência pública. Autoridades estaduais, representantes da sociedade civil e profissionais da área estiveram presentes para compartilhar experiências e discutir estratégias para aprimorar, ainda mais, os serviços de ouvidoria em Rondônia.

PROGRAMAÇÃO

O evento contou com palestra sobre “Mediação de conflitos” ministrada pelo secretário adjunto da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Hélio Gomes Ferreira. O professor Jorge Peixoto da Silva ministrou o tema: “Ouvidores esses desconhecidos”, que reconheceu a importância da figura do ouvidor na sociedade. O servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Felipe Lima Guimarães encerrou as palestras, com o tema “Acessibilidade”.

Durante o evento, além das palestras e debates, foram sorteados brindes aos participantes como forma de reconhecimento e agradecimento. Essa iniciativa visa engajar e incentivar a participação em futuras atividades relacionadas à Ouvidoria.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM A OUVIDORIA-GERAL?

O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, pelos números 0800-647-7071, (69) 3212-8050 e também pelo WhatsApp (69) 3216-1015; e ainda pelos canais que funcionam 24 horas, e-mail ouvidoriaro@ouvidoria.ro.gov.br e portal Fala.BR.

Texto: Italo Luiz Fernandes
Fotos: Italo Luiz Fernandes

Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Servidores, Sociedade, Transparência