Governo de Rondônia
Wednesday, 27 de October de 2021

TURISMO

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

30 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Uma das Cachoeiras do Vale das Cachoeiras, ponto de turismo importante em Rondônia, jun/2021

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de agosto. No mesmo dia foi apresentado à Assembleia Legislativa o Plano Estadual de Turismo, elaborado pela Superintendêncica Estadual de Turismo (Setur), com todas ações de diretrizes para impulsionar o setor turístico a curto, médio e longo prazos. A norma foi sancionado pelo Governo de Rondônia dia 24 de agosto de 2021.

O Plano Estadual de Turismo tem como objetivo definir áreas estratégicas, programas e ações, com vistas a orientar o Estado para a implementação da Política Estadual de Turismo e ao desenvolvimento do turismo. O mesmo será implementado pela Setur, encarregadas pelas atividades turísticas no Esado e deve ser revisto a cada quatro anos, em consonância com o Plano Plurianual Anual (PPA), ou fora do prazo estabelecido, de forma excepcional.  “O que vemos hoje em dia, quando falamos de administração pública é a dificuldade de uma continuidade no serviço público. Então, precisamos pensar como será o turismo daqui dez anos, e como serão as políticas públicas”, esclareceu o coordenador de Ações Turísticas da Setur, Willian Souza.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, a importância da lei consiste em consolidar o turismo em Rondônia. “A Lei Estadual apoia o incentivo ao turismo como atividade econômica reconhecendo que esse setor, de fato, desenvolve socialmente e culturalmente o Estado de Rondônia. A ideia é que o Poder Executivo e todos os municípios atuem no desenvolvimento e em benefício do setor”.

Gilvan também destaca que “o Conselho Municipal de Turismo pode utilizar como base a Lei Estadual para formar leis municipais. Isso é muito importante para o desenvolvimento e conclusão do Plano Estadual de Turismo, que já estamos licitando”.

TURISMO PÓS-PANDEMIA

O setor turístico na pandemia teve muitos desafios. Os comércios, assim como vários outros setores, foram afetados. Mas a ampliação da imunização no Estado, favorece o cenário para um retorno promissor.

O coordenador William Souza, comenta que “o setor privado, junto com a administração pública e associações, é essencial nesse retorno. Uma pessoa que vai ao Vale das Cachoeiras, também vai precisar ir à farmácia, ao hotel, mercado ou uma lanchonete. De fato, todo esse movimento é turismo”. O coordenador marca em sua fala, a amplitude econômica que a movimentação turística assume. Assim, se há turísmo, como cadeia, há movimentação em todo comercio da região que recebe os turistas.

FAMTOUR

Um dos projetos da Setur que mais gera engajamento no turismo regional é a “Famtour”, que visa apresentar os atrativos de Rondônia por meio da integração de influenciadores digitais, que reforçam a divulgação dos pontos turísticos de cada região. Com duas edições bem-sucedidas em 2020 e 2021 e a terceira edição com visitação nos recreios da região do Vale do Jamari, envolvendo Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Campo Novo garante trazer mais resultados positivos para o turismo do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Lazer, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe