INFRAESTRUTURA

Governo de Rondônia intensifica recuperação de rodovias estaduais em Ji-Paraná e Presidente Médici

21 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Trecho da Linha 82, em Ji-Paraná, totalmente recuperado pela 8ª Residência Regional do DER

Com mais de 60% da malha viária sob responsabilidade da 8ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) já recuperadas, o Governo de Rondônia reforça as ações para concluir a manutenção, recuperação e melhoria das rodovias antes do início do período das chuvas. Nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici, cerca de 300 quilômetros de rodovias estaduais sem pavimentação asfáltica recebem periodicamente manutenção para garantir a trafegabilidade, sem interrupção dos trabalhos mesmo com a pandemia de covid-19.

De acordo com o residente do DER em Ji-Paraná, engenheiro Klayson Furtado, as equipes da regional estão trabalhando na RO-477, conhecida como Linha Eletrônica, e na RO-135. “Concluímos recentemente a recuperação da Linha 82, o Travessão do 70, além das estradas municipais sob termo de cooperação, que totalizaram 76 quilômetros”, destaca Furtado.

Dentre as estradas sob termo de cooperação com a Prefeitura de Ji-Paraná  já recuperadas pela 8ª RR-DER, tem destaque a Linha do km 09, devido a extensão de 32 quilômetros e também por abrigar uma série de propriedades que necessitam da estrada em boas condições para escoar a produção, além de ser o endereço de duas instituições de ensino: a Escola Municipal Professor Edson Lopes, que atende cerca de 300 alunos do ensino fundamental entre 6 e 14 anos, e a Escola da Família Agrícola (EFA) Itapirema, que atende 170 alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária, na faixa etária entre 15 e 20 anos.

Cerca de 300 km de estradas estão sob responsabilidade da 8ª RR-DER

A vice-diretora da EFA Itapirema, professora Maria de Fátima Rodrigues Vitorina, enfatiza a importância da manutenção da Linha do km 09. “Os alunos são em sua maioria moradores daqui da região e transitam por todas as linhas que se interligam tendo como eixo principal a Linha do km 09, por isso que é muito importante ela estar sempre em boas condições”, disse a vice-diretora destacando ainda que, “quando o DER termina um serviço de manutenção, o comentário entre os alunos é que fica melhor que a BR”.

O DER trabalha dentro de um padrão técnico com a execução de serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), recomposição de revestimento primário (encascalhamento), limpeza lateral, abertura de saídas d’água, instalação e substituição de bueiros, recuperação de pontes de madeira e sinalização. Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende, é este conjunto de procedimentos técnicos executados dentro de um Planejamento Anual de Trabalho que garante a qualidade das obras.

“O governador Marcos Rocha tem acompanhado de perto as ações do DER nos 52 municípios de Rondônia. Por meio de uma gestão transparente e responsável, tem garantido que nossas equipes consigam fazer mais pela infraestrutura do estado, com qualidade e eficiência no uso dos recursos públicos”, detalha o diretor-geral.

Na região, outros 100 quilômetros de vias pavimentadas recebem a manutenção executada pela Usina de Asfalto do DER de Ji-Paraná, além da atenção dada pela atual gestão ao aeroporto José Coleto, ao parque tecnológico Vandeci Rack, os trabalhos sob termo de cooperação com as prefeituras e projetos como o “Tchau Poeira”.

Execução de patrolamento e encascalhamento das estradas atendidas pelo DER

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha

Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte, Turismo