Governo de Rondônia
30/04/2024

BALANÇO TRIMESTRAL

Governo de Rondônia fortalece ações do Detran-RO no primeiro trimestre para maior segurança no trânsito

03 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Detran-RO tem investido constantemente em ações educativas de trânsito

Campanhas educativas, medidas que reforçam a segurança no trânsito e investimentos para aprimoramento das sedes regionais fazem parte de ações do Governo de Rondônia que visam fortalecer a atuação desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), com unidades presentes nos 52 municípios do Estado. A Autarquia apresentou o balanço das atividades relativas à Educação de Trânsito, fiscalização, emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), investimentos em infraestrutura e participação em eventos realizados no 1º trimestre de 2024.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes reafirmou o compromisso da Autarquia em fortalecer a segurança viária. “Continuaremos realizando ações educativas, projetos pedagógicos, palestras, blitzes educativas e orientações ao público, sempre objetivando a mudança de comportamento dos usuários das vias e a redução de sinistro de trânsito” ressaltou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça que, “é de fundamental importância todo o trabalho desenvolvido pelo Detran-RO visando apresentar à sociedade ações voltadas para o melhor atendimento ao público, facilitando o acesso quanto aos serviços prestados, preservando vidas no trânsito por meio de ações educativas, orientando e sensibilizando condutores, além de ações de fiscalização. Também destacamos os cursos que formam e capacitam profissionais que contribuem para um trânsito mais seguro. Durante a formação, os condutores estão adquirindo conhecimentos sobre as leis que regem o trânsito, e para os que já atuam na área representam uma atualização”, salientou.

EDUCAÇÃO

Somente com as campanhas educativas e atendimentos de pessoas em todas as unidades do Detran-RO, que concernente às atividades desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), foram assistidas 190 mil pessoas, num total de 974 atividades executadas neste primeiro trimestre de 2024, junto ao público-alvo.

As atividades da EPTran são divididas em campanhas educativas, tais como: “O Pedestre”, “Respeite meu espaço”, “Álcool e direção”, “O Motociclista”, “Férias Escolares”, “A paz no trânsito começa por você”, “As rodovias e o motociclista”; além de projetos pedagógicos como: “Educar para a vida” direcionado à Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e comunidade escolar;  também projetos como o Mobilidade Cidadã, Condutor Legal: Motorista Camarada, Motociclista como Protagonista; que são executadas através das blitzes educativas, Pit stops, palestras, entre outras.

FISCALIZAÇÃO

Dentre as atividades da Diretora Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), foram adotadas medidas para garantir a segurança no trânsito. No primeiro trimestre, o Detran-RO realizou 67 Operações da Lei Seca, em combate à embriaguez na direção veicular. Foram constatados 536 casos de embriaguez, sendo 232 casos acima do permitido por lei, ou seja, com mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar ou 6 dg de álcool por litro de sangue, ou com a capacidade psicomotora alterada por outra substância psicoativa.

Além dessas, foram realizadas outras 13 operações de combate aos “rolezinhos”, com duas situações de embriaguez; foram 124 ações de apoio às ações educativas; 119 de promoção à segurança viária; 68 ações orientativas de combate à condução de veículos automotores sem habilitação, com 5 prisões por embriaguez; 116 ações convencionais de combate as violações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com 30 casos detectados de embriaguez.

HABILITAÇÃO

O Detran-RO emitiu neste primeiro trimestre um total de 41.834 habilitações, destas, 4.304 são de primeira habilitação, com 840 emissões de mudança de categoria.

PARCERIAS

Educação de trânsito é fortalecida nas ações do Detran-RO

No Programa Rondônia Cidadã, executado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o Detran-RO tem levado Educação de Trânsito para adultos e crianças. Para as crianças são ofertadas  uma variedade de atividades lúdicas, a exemplo das pinturas em desenhos, arte na pele e jogos pedagógicos voltados para o trânsito.

Aos adultos, são ofertados serviços de renovação de CNH, emissão de taxas, emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), consultas veiculares e instalação da Carteira Digital de Trânsito (CDT), totalizando 1.150 atendimentos no primeiro trimestre nas cidades de Rio Crespo, Buritis e Corumbiara.

A Autarquia também participou do Projeto MP Itinerante nos municípios de Mirante da Serra, Nova União, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Theobroma e o distrito de 5º BEC, em Machadinho do Oeste, com atendimento da comunidade com serviços veiculares e de habilitação, como consultas de situação cadastral; emissão de taxas, abertura de processos, entre outras atividades;  atuação externa junto ao transporte escolar, e Educação de Trânsito, com público alcançado de 5.694 pessoas.

Nova estrutura da Ciretran de Alto Paraíso já foi entregue à população

O Detran-RO atua também, na formação continuada e atualização de condutores, através de cursos de especialização aplicados nas regionais do órgão em todo o Estado, como Transporte Coletivo, Escolar, de Cargas, Emergência entre outros. Neste trimestre foram realizados cursos nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Jaru e Vilhena, num total de 408 profissionais atendidos.

INVESTIMENTOS

Investimentos e aprimoramento das sedes das regionais do Detran-RO e Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em todo Estado, é uma constante do Governo de Rondônia para melhorar o atendimento ao público, sempre de forma mais eficaz e confortável ao usuário e ao servidor.

Neste primeiro semestre foi contemplada e já inaugurada, a Ciretran de Alto Paraíso, com investimento R$ 615 mil (seiscentos e quinze mil reais) na reforma. Somados ao mobiliário, computadores e centrais de ar, o investimento final foi da ordem de R$ 802 mil (oitocentos e dois mil reais).

Estão previstas para os próximos meses a entrega das Ciretrans de Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, Nova União e Governador Jorge Teixeira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno e Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente, Miro Costa e Saimon Rio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Cidadania, Cursos, Distritos, Educação, Espigão do Oeste, Fiscalização, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Jaru, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova União, Obras, Porto Velho, Rolim de Moura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Theobroma, Trânsito, Transporte, Vale do Anari, Vilhena, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo