15/05/2024

EDUCAÇÃO

Governo de Rondônia finaliza reforma estrutural e entrega seis novas salas de aula no distrito de 5º Bec, em Machadinho do Oeste

04 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Escola Valdomiro Francisco de Oliveira, após reforma na estrutura

Mesmo com as aulas suspensas devido a pandemia, o Governo de Rondônia continua firme com os investimentos na educação, inclusive construiu seis salas de aula na Escola Valdomiro Francisco de Oliveira, localizada no distrito de 5º BEC, em Machadinho do Oeste.

Na manhã desta sexta-feira (4), o governador de Rondônia, Marcos Rocha conferiu as novas salas e a troca dos pisos. Essas melhorias foram realizadas na escola com recurso próprio, via Proafi adicional de R$ 326.478,20.

A escola atende cerca de 600 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e também do Ensino Médio. As novas sala fazem parte do planejamento que visa dar mais conforto e dignidade aos estudantes com a melhoria do ambiente de estudo que gradativamente tem substituído onde há salas no modelo contêineres por estruturas de concreto.

Na escola, além das seis salas, o governador fez o compromisso de construir mais três, para que todas sejam em estrutura de concreto. “A minha determinação e o que temos trabalhado é que não tenha no Estado mais salas de contêineres, e sim de concreto, pois sabemos que é muito mais confortável”, garante o governador.

Marcos Rocha ainda destacou que a melhoria na escola faz parte do respeito com que o Governo tem tratado o dinheiro público, fazendo de fato o que beneficie a população. Desta forma, mesmo na pandemia as reformas nas escolas são feitas, assim como a aquisição de equipamentos e a revitalização de laboratórios.

A coordenadora regional de Ensino de Machadinho do Oeste, Edileusa Almeida de Oliveira e diretora da escola, Francisca Luclésia de Sá agradeceram pelos investimentos realizados.

“Esses contêineres eram usados desde 2017, e com eles era tudo muito difícil, especialmente quando chovia ou quando faltava energia, e essas novas salas são muito mais confortáveis”, disse a diretora. “Essa nova estrutura é a que nossos alunos merecem e nós agradecemos ao secretário Suamy Vivecananda por todo empenho”, completa a coordenadora.

Também esteve na visita o secretário regional de Jaru, Anderson Dias.

COMUNIDADE

Benedito Nunes do Nascimento e a filha Ana Beatriz Silva Nascimento

Benedito Nunes do Nascimento é dono de uma oficina nas proximidades da escola e pai da estudante Ana Beatriz Silva Nascimento, 16 anos, que está no 1º ano do Ensino Médio. Eles relatam os benefícios da obra.

“Essas salas de aula são muito importantes, pois vem para eliminar os
contêineres, e os alunos tem que ter consciência. Foram feitas, então preservem, valorizem o que têm”, aconselha Benedito.

“Nós contêineres era muito difícil, agora com as salas de aulas vai ficar bom, que o Governo continue assim ajudando as escolas, seguindo o bom caminho”, disse a estudante.

A dona de casa Ana Marinho da Silva e a estudante Emilly Maria de Jesus

A dona de casa Ana Marinho da Silva e mãe da estudante Emilly Maria de Jesus, 14 anos, relata a alegria de ter acompanhado a obra sendo executada e de saber que agora está pronta.

“Eu fui na escola quando as salas estavam sendo construídas e fiquei contente, pois agora os estudantes terão uma sala de aula de concreto, fico até mais tranquila, pois terão um local mais arejado, vai ser bem melhor”, considera a dona de casa.

“Com essa nova estrutura até será melhor para ver as atividades no quadro, e será mais ventilado para a gente se sentir melhor dentro da sala”, afirma a estudante Emilly.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes