Governo de Rondônia
27/04/2024

ECONOMIA

Governo de Rondônia faz parceria com centro de referência mundial em inovação para avançar no desenvolvimento sustentável

03 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Clima, Saúde, Florestas e Serviços de Ecossistemas foram temas abordados durante encontro

O Governo de Rondônia avança mais uma etapa na promoção do desenvolvimento sustentável do Estado, com a assinatura do Protocolo de Intenção junto  ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), referência mundial em inovação e tecnologias sustentáveis, durante encontro realizado na sexta-feira (2), em Portugal. A colaboração firmada no protocolo acontecerá nas áreas temáticas de Clima e Saúde; Clima, Florestas e Serviços de Ecossistemas; e ainda Mobilidade Urbana, Cidades Inteligentes e Cadeias Logísticas Associadas.

Cumprindo agenda no país europeu, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que o Estado tem desenvolvido ações voltadas à sustentabilidade. ‘‘Estamos comprometidos em buscar o que há de melhor em inovação e tecnologia para fortalecer a sustentabilidade em Rondônia. Acreditamos que um futuro mais próspero se faz com a integração entre o cuidado com o meio ambiente, o clima e o desenvolvimento econômico, combinados ao emprego de inovações tecnológicas’’, defendeu.

Governo mantém reunião com os representantes do CEiiA e da Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal

O protocolo inclui tratamento de dados geoespaciais e consultoria para planos de ação voltados à adaptação climática; desenvolvimento de políticas e projetos que mitiguem as emissões de carbono na mobilidade urbana; e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

RELEVÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL

Durante o cumprimento da agenda, o governador, após a assinatura do protocolo, manteve reunião com os representantes do CEiiA e da Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal (CCDR-N), para tratar de projeto sobre Sequestro Florestal de CO2.

A política de Sequestro Florestal de CO2 é debatida mundialmente como solução para amenizar o aquecimento global, que acontece naturalmente, especialmente pelas florestas, a partir da fotossíntese. Mas a tecnologia também pode colaborar nesse processo. A remoção de poluentes atmosféricos possui relevância climática, ambiental e impacta o desenvolvimento, pois favorece as atividades econômicas, dando sustentabilidade aos negócios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Deiziane de Souza Barreto Pinheiro e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo