Governo de Rondônia
07/01/2026

BALANÇO DE GESTÃO

Governo de RO revoluciona qualificação de profissionais da saúde no estado entre 2019 e 2025

06 de janeiro de 2026 | Governo do Estado de Rondônia

O Iespro ganhou uma sede nova em 2019, com ampliações em 2024, contando com laboratórios de simulação realística

A Educação em Saúde em Rondônia passou por uma transformação histórica. O antigo Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas), que por 20 anos capacitou apenas técnicos, foi transformado no Instituto de Educação em Saúde Pública (Iespro), em 2024, reunindo inovações e avanços inéditos, até hoje.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a mudança, impulsionada pelo governo e formalizada pela Lei Complementar nº 1.248 traz como principal conquista a qualificação de todos os profissionais de saúde, do nível técnico ao superior, refletindo um compromisso com a eficiência do cuidado à saúde da população. “São profissionais que, no ciclo completo, desde a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde das prefeituras até os atendimentos de casos mais complexos nos hospitais estaduais, estão sendo qualificados com as melhores práticas, oferecendo assim, um melhor atendimento à população”, enfatizou.
A diretora-geral do Iespro, Marcela Milrea, destacou que o Instituto se tornou referência para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no fortalecimento de políticas públicas, visando à integralidade da atenção à saúde.  “A mudança trouxe maior capacidade para articulação e contribuição com o fortalecimento das políticas públicas de saúde no estado.”

Iespro ampliou seu atendimento qualificando profissionais de saúde desde o ensino técnico até o superior

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, evidencia que é notável a transformação da Educação em Saúde no estado. “Não houve apenas uma mudança de nome de Cetas para Iespro, mas sim uma revolução no cuidado da saúde da população, por meio de uma qualificação eficiente de profissionais da saúde de todos os níveis. Continuaremos trabalhando pela excelência na saúde pública de Rondônia”, afirmou.

 AÇÕES QUE MARCAM A REVOLUÇÃO DO IESPRO
  1. Criação do Iespro
A Lei Complementar nº 1.248, de agosto de 2024, implantou o Iespro, centralizando a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS). O Instituto passou a articular de forma transversal e intersetorial a qualificação para o SUS.
 2. Capacitação para todos os níveis
Em uma conquista histórica, o Iespro ampliou seu atendimento qualificando profissionais de saúde desde o ensino técnico até o superior, diferentemente do antigo Cetas.
 3. Novo prédio e infraestrutura moderna

Desde a publicação da Lei de criação, o Iespro registrou a marca de 5.025 profissionais capacitados

O Iespro ganhou uma sede nova em 2019, com ampliações em 2024, contando com laboratórios de simulação realística, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro salas de aula amplas, biblioteca equipada e auditório para 50 pessoas.
4. Mais de 5 mil profissionais capacitados
Desde a publicação da Lei de criação, o Iespro registrou a marca de 5.025 profissionais capacitados. Isso inclui servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e dos 52 municípios do estado.
 5. Portfólio de cursos diversificado
A ampliação das atividades resultou em um diversificado portfólio de capacitação, com cursos de curta e média duração, qualificações, especializações (lato e stricto sensu) e palestras. O Iespro oferta mestrado profissional em Educação Profissional em Saúde e em Políticas Públicas: área de concentração de Vigilância em Saúde e, já articula a ampliação de residências para 2026: Residência em Pediatria e Neonatologia Hospitalar e Reabilitação para Sequelas da Covid.
6. Consolidação das Residências em Saúde

Saúde Pública oferece prestação de serviços mais eficientes por meio de capacitação Iespro

O Iespro é hoje a instituição formadora e coordenadora de Residências, mantendo quatro Programas Multiprofissionais e dois Uniprofissionais, além de apoiar a Residência Médica em Medicina de Emergência. Além disso, iniciou mais uma conquista histórica: a internacionalização de residências em saúde. A etapa de seleção ocorreu em 2025 e, a partir de março de 2026, o Instituto receberá profissionais angolanos.

 7. Lançamento do Pidie 
Com início em julho de 2025, o Programa de Inovação e Desenvolvimento Institucional Educacional (Pidie) visa consolidar o Iespro como centro de excelência na formação e produção de conhecimento científico.
 8. Projeto “Cuidando de Quem Cuida”
Em parceria com a Sesau, o Iespro desenvolve o programa inovador voltado aos profissionais do SUS. O foco é a qualificação para lidar com sobrecarga emocional e desgaste psicossocial.

Profissionais da saúde estão mais preparados para atuar no SUS

 9. Integração à Rede EVIPNet Brasil
A adesão à Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) consolida um Núcleo de Evidências. O objetivo é orientar decisões em saúde pública com base científica.
 10. Implantação do Comitê de Ética em Pesquisa
O Iespro iniciou o processo de implantação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) garantindo que a pesquisa científica na saúde pública estadual seja ética e responsável, protegendo os participantes em alinhamento com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Todos os investimentos e inovações resultaram no reconhecimento do Iespro como referência para a Região Norte como Escola de Saúde Pública.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes / Frank Néry / Arquivo Iespro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Balanço de Gestão 2019-2025, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, serviços, Servidores, Sociedade


Compartilhe