Governo de Rondônia
04/12/2025

RESSOCIALIZAÇÃO

Governo de RO realiza 1º Encontro da Saúde Prisional nos dias 28 e 29 em Porto Velho

27 de agosto de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Profissionais de saúde do sistema prisional de Rondônia estarão reunidos nos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Velho, no 1º Encontro dos Servidores da Saúde Prisional. Promovido pelo governo de Rondônia, o evento será um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da atuação em prol da saúde nas unidades prisionais do estado.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) reúne equipes de saúde que atuam diretamente no atendimento de pessoas privadas de liberdade, profissionais da medicina, enfermagem, serviço social, farmácia, odontologia e psicologia, promovendo o debate de temas relevantes, o alinhamento de protocolos e o reconhecimento do trabalho desses servidores, que exercem uma função essencial dentro do sistema priosonal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa fortalece a saúde prisional, que é essencial para a construção de um sistema penitenciário mais eficiente, capaz de cumprir seu papel na ressocialização e, consequentemente, contribuir para a melhoria da segurança pública.

PROGRAMAÇÃO

O 1º Encontro dos Servidores da Saúde Prisional contará com uma programação marcada por palestras, oficinas e rodas de conversa voltadas à qualificação, humanização e fortalecimento do cuidado em saúde dentro das unidades penais. Além da participação dos profissionais que atuam diretamente no sistema, o evento contará com a colaboração de instituições parceiras, como a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), que trarão importantes contribuições sobre políticas públicas, vigilância em saúde e estratégias de prevenção.

Segundo o secretário de estado da justiça, Marcus Rito, o objetivo é valorizar os servidores que garantem o direito à saúde mesmo em contextos desafiadores. “A saúde prisional é parte fundamental da política de ressocialização”, ressaltou.

Entre os temas em destaque estão:

  • Evolução das políticas de saúde prisional;

  • Saúde do trabalhador do sistema penitenciário;

  • Classificação de risco e triagem nas unidades;

  • Cuidados em saúde mental para pessoas privadas de liberdade;

  • Políticas voltadas às populações vulneráveis;

  • Experiências e vivências dos profissionais no interior;

  • Prevenção e vigilância em doenças como tuberculose e hanseníase;

  • Protocolos e fluxos de atendimento em saúde;

  • Capacitação contínua e valorização dos servidores;

  • Pesquisa sobre saúde mental dos trabalhadores da saúde prisional em Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Arquivo Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Capacitação, Castanheira, Cerejeiras, Cerimônia, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Evento, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Jaci-Paraná, Jaru, Jaru, Ji-Paraná, Justiça, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova Mutum, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Saúde, Seringueiras, Servidores, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena, Vilhena


Compartilhe