Governo de Rondônia
30/04/2024

ABRIL VERDE

Governo de RO promove campanha sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho

04 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As ações em desenvolvimento no Estado demostram a atenção da gestão com as pessoas e o ambiente que integram

O mês de abril é marcado pela Campanha Abril Verde, para prevenção de acidentes de trabalho. Em Rondônia, a iniciativa adotada pelo Governo do Estado tem foco na pessoa, e chamou atenção para importância na diminuição dos fatores de risco, tanto para os acidentes quanto para ocorrências de doenças crônicas no ambiente laboral. A abertura do projeto aconteceu nesta quinta-feira, na Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), em Porto Velho.

Com o slogan “Gerenciar Riscos, Priorizar Vidas”, a campanha tem o objetivo de promover ações de vigilância de saúde e segurança dos servidores no ambiente laboral, no controle de doenças, bem como, na difusão de informações e fatores de riscos. Conforme pontuou o superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues da Silva, as ações em desenvolvimento no Estado demostram a atenção da gestão com as pessoas e o ambiente que integram. “Esse cuidado não reflete apenas no servidor, mas, em todos aqueles que usufruem dos benefícios de um ambiente saudável e seguro”, salientou.

A gerente de Recursos Humanos da Segep, Daiane Andrade Pimentel Barros mencionou que, uma das maiores razões de afastamento, atualmente, ocorre por questões emocionais. “Por isso a campanha é tão importante, porque traz essa visão humanizada, de empatia com o próximo. Quando se pensa em segurança do trabalho é comum associarmos apenas ao físico, mas na verdade é fundamental também, esse olhar voltado para a saúde mental e social da pessoa”, disse.

PREVENÇÃO

O titular da pasta destacou ainda que, o Governo de Rondônia tem adotado medidas preventivas, com a finalidade de reduzir e/ou eliminar os riscos laborais decorrentes do ambiente, processo de trabalho ou hábitos de vida do colaborador. Uma das ações, é a implantação do Programa eSocial, sistema de registro elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas ao trabalhador.

“Em andamento, a implantação do programa trará novidades em benefício da segurança e saúde no trabalho dos servidores rondonienses, como a realização de exames, tanto na admissão quanto no desligamento do agente público. O foco é assegurar que o servidor possa entrar e sair do trabalho bem e saudável”, ressaltou o superintendente.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia do evento, os servidores da Segep participaram de uma roda de conversa com o engenheiro de Segurança do Trabalho, Álvaro Amaral. Estão previstas ainda, mais duas palestras sobre a temática, nos dias 11 e 18 de abril, com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Allan Ramalho e uma educadora física de ginástica laboral.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sara Lazarotto
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo