Governo de Rondônia
18/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Governador quer legislação moderna para fortalecer economia florestal em Rondônia

10 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A concessão de florestas para a exploração sustentável, tema predominante no Seminário Florestal Rondônia Superando Desafios, ganhou apoio do governador Confúcio Moura, que defendeu alteração legislação vigente para fortalecer a economia regional neste campo. Ele usou a Floresta Nacional do Jamari como exemplo a  ser seguido.

A proposta é oportunizar os servidores públicos do estado a uma reflexão acerca do planejamento pessoal e significado da aposentadoria, facilitando o acesso às informações sobre saúde, relações familiares, lazer, legais e socioemocionais, além de favorecer o desenvolvimento de uma postura positiva e de valorização do momento da aposentadoria.

A proposta é oportunizar os servidores públicos do estado a uma reflexão acerca do planejamento pessoal e significado da aposentadoria, facilitando o acesso às informações sobre saúde, relações familiares, lazer, legais e socioemocionais, além de favorecer o desenvolvimento de uma postura positiva e de valorização do momento da aposentadoria.

A Floresta Jamari, localizada nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari,  foi destaque nacional há pouco tempo, quando um programa de televisão mostrou a forma sustentável de utilização dos recursos naturais da área.

“Temos 40 unidades de conservação no estado, a maioria está desmatada, destruída.  Precisamos resolver este drama. É possível”, declarou o governador para uma plateia formada por empresários, engenheiros florestais e sindicalistas.

O seminário foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiero). Conforme o presidente Marcelo Thomé, a proposta foi debater o futuro da economia florestal. “O estado tem um ativo ambiental que não cumpre sua função social e vem servindo a grupos que fazem a exploração predatória”, afirmou.

Thomé defende a realização de um inventário das reservas florestais da região para a identificação do potencial econômico ainda inexplorado. As resinas, fibras e essências extraída deste meio são fartamente utilizadas nas indústrias de fármacos e cosméticos.

Os levantamentos da Fiero indicam que a economia florestal gera mais de 30 mil empregos e mais de R$ 700 milhões, números que fortalecem o Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Além de destacar que já existem empreendimentos bem sucedidos com a floresta plantada, Thomé apontou a regularização e licitação das reservas florestais como caminho para o uso econômico e sustentável.

O governador Confúcio Moura defendeu a modernização legislação vigente para viabilizar esta nova frente econômica.

“Este seminário é como uma reunião de conselho do desenvolvimento”, disse Confúcio aos participantes do evento, de quem pediu propostas inovadoras. Ele afirmou que a experiência dos técnicos será fundamental para a construção de um modelo moderno para o setor.

O governador também avaliou o momento da economia do País e considerou que já é possível respirar para retomar o desenvolvimento. Também defendeu a classe empresarial da região, “que foi corajosa e conseguiu superar os tempos difíceis”, e assegurou que o estado vai investir para viabilizar a fortalecimento da economia florestal.

O assunto, conforme o governador, também será tratado em maio deste ano, quando virão a Rondônia governadores dos estados da Amazônia Legal, incluindo o do Maranhão.

O governador reforçou que é importante debater concessão das florestas e citou a Floresta do Jamari como um bom exemplo.

Confúcio destacou ainda que Rondônia é signatário de acordos ambientais internacionais e vai cumpri-los. O último foi firmado no México, em 2106.

Leia mais:

Rondônia terá diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a atualizar o Zoneamento Socioeconômico Ecológico


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Economia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo