22/06/2024

Governador participa da Semana de Gestão Pública do Instituto Federal de Rondônia

03 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

9 - ifroAlunos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –  unidade de Porto Velho -estão promovendo a Primeira Semana de Gestão Pública e convidaram o governador Confúcio Moura para fazer a primeira palestra do evento, que aconteceu  na noite de quarta-feira, 2, no auditório do Tribunal de Justiça.

Confúcio Moura discorreu sobre o tema Governança para Resultados: A experiência para o Estado de Rondônia. Em sua manifestação, o governador pontuou como um dos itens principais de sua administração a modernização da gestão, defendendo melhor qualificação dos  servidores, com a profissionalização e condições de trabalho adequadas. A implantação e execução do EGPP (Escritório de Gerenciamento de Programas e Projetos), cujo software ele recebeu gentilmente do governo de Pernambuco e aplicou na sua gestão, além da  elaboração do Planejamento Estratégico para funcionamento do Estado.  Dentro desta visão administrativa enquadra-se a Agir (Agenda Integrada de Resultados), ferramenta pela qual o governador reúne semanalmente os secretários de estado e técnicos das  diversas pastas para tomar conhecimento do andamento das  ações do Governo. Nesse encontro, o governador, além de saber da situação de todas as pastas, também orienta as prioridades, define prazos para execução e estabelece metas. “Através da Agir fazemos o monitoramento sistemático de todos os investimentos”, destacou.

9 - reitor ecioO governador também ressaltou a situação de 300 mil pessoas que vivem em Rondônia sem acesso a muitos serviços. “São os excluídos, homens, mulheres, idosos, jovens e crianças que vivem isolados”. De  acordo com ele, um dos propósitos da modernização é o de promover a inclusão dessas pessoas, “trabalho que não é dos mais fáceis”, salientou.

Confúcio Moura também lembrou aos alunos a importância da carreira no serviço público, hoje disputada com pessoas qualificadas e experimentadas em concursos públicos, os já famosos concurseiros, que percorrem todo o país em busca das melhores vagas e que muitas vezes acabam se decepcionando com o modelo de gestão atual praticado pela maioria dos órgãos, que segundo ele é muito burocrática e impiedosa com muitos que querem trabalhar. Para ilustrar, lembrou um caso ocorrido durante o seu primeiro mandato na Câmara Federal. Contou que como relator da reforma previdenciária precisava de informações que só um servidor da previdência detinha. “Procurei o servidor e fui informado de sua aposentadoria e ao perguntar sobre o seu substituto, disseram que ele levara para casa todos os documentos pertinentes ao projeto que desenvolvia no órgão e, ao interpelá-lo, ele simplesmente me ofereceu uma consultoria, pela qual eu deveria remunerá-lo”.

9 - governador gestãoSegundo o governador, isso ainda é comum, porque muitos servidores que se especializam em  determinada área, custeados pelo próprio Estado, acabam retendo o conhecimento para si e não transmitem  aos demais colegas, como deveria ser feito. “Isso é decepcionante”.

“Modernizar a gestão é muito difícil, porque o conhecimento precisa ser partilhado com os que não têm”, destacou. “Atender bem as pessoas com qualidade nos serviços sejam de educação, saúde ou transportes também faz parte dos objetivos do gestor público”.

Além dos alunos das duas turmas de Gestão Pública do Ifro, participaram da palestra a reitora da Universidade Federal de Rondônia, Berenice Tourinho; o reitor do Ifro, Écio Naves Duarte;  o diretor geral do Campus zona Norte, Miguel Zambertini e o coordenador do curso de Gestão Pública, André Mejia, além do  secretário da Casa Civil, Marco Antonio de Faria, entre outros professores e convidados.

O ciclo de palestras continua até esta sexta-feira,4, no auditório do Tribunal de Justiça, sempre no horário das 19 horas.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Daiane Mendonça