Governador cumpre agenda, assina convênios e leva investimentos ao interior

15 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura cumpre extensa agenda de compromissos nesta quinta-feira e sexta-feira, 15 e 16, em Rolim de Moura e Cacoal, onde estará realizando o lançamento de 370 unidades habitacionais, almoço na escola Abaitará e entrega de viaturas para combate a incêndio florestal.

Residencial Jatobá II em Rolim de Moura

Um ano após entregar 400 unidades habitacionais à população de Rolim de Moura no residencial Jatobá II, que beneficiou 1600 pessoas, o governador participa do lançamento das inscrições para o sorteio e entrega de outras 370 residências populares.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, o déficit em Rolim de Moura, para a população com renda até R$ 1,6 mil é de 377 moradias, com as novas casas que serão entregues no Jardim dos Lagos, o déficit no município será praticamente zerado.

As casas são de boa qualidade, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico, cobertura em telha de barro, forro, com acesso a vias pavimentadas e serviços básicos de água, energia e esgotamento sanitário.

Abaitará

abaitaraEm outubro de 2013 o governo estadual criou a Lei que transformou a escola Abaitará em Instituto Estadual de Educação (Lei Ordinária 2.688 de 15 de março de 2012). A escola está localizada na área rural de Pimenta Bueno e atende cerca de 120 alunos em regime de semi-internato, que se revezam de 15 em 15 dias  de permanência na escola.

Durante o período de internação, os alunos realizam todas as refeições na escola, recebem aulas práticas e teóricas, participam de cursos ministrados pelo Sebrae, Idaron, Emater, Detran e dormem na escola.

Nesta visita à escola, o governador Confúcio irá almoçar junto com os alunos e assinar convênio na ordem de R$ 4,5 milhões que serão destinados para a ampliação da escola e também fará o lançamento do projeto de piscicultura para o povoamento dos tanques e viveiros com alevinos.

Dentro da ampliação da Abaitará está a construção de salas de aulas, alojamentos, quadra poliesportiva e laboratórios técnicos como curral, aviário, pocilga e aprisco, segundo informou a vice-diretora da escola, Lucilene Gonçalves. Com esta ampliação haverá “aumento no atendimento  dos alunos, passando dos atuais 120 alunos para 180”.

Na escola também foi lançado o projeto de piscicultura, que além da produção irá capacitar os alunos da escola “que sairão como técnicos em piscicultura” informou a coordenadora de desenvolvimento agropecuário e piscicultura da Seagri, Ilse Santos Oliveira.

Segundo ela, o instituto irá produzir cerca de 15 toneladas de peixe por safra entre tambaqui, pirarucu e pintado que serão utilizados na alimentação da escola e o excedente será comercializado para manutenção da escola.

Sexta-feira

Na manhã da sexta-feira, Confúcio irá participar de um café da manhã com membros da Associação Comercial e Industrial de Cacoal e em seguida fará a entrega de uma viatura de combate a incêndio florestal.

caminhao combate incendioEste veículo faz parte de uma frota de cinco veículos que foram adquiridos pelo Corpo de Bombeiros que serão utilizados nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena ao custo de R$ 650 mil cada um. Os mesmos serão utilizados para o enfrentamento as queimadas no período de estiagem. Confúcio Moura lembrou que “no início de sua administração faltavam equipamentos para atender com eficiência a população”.

Na mesma solenidade, o governador Confúcio irá assinar convênio para credenciar o Hospital Regional de Cacoal para o atendimento contra o câncer e repassar R$ 5,9 milhões de investimentos para oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços como radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas.

Com esta ação descentralizadora, o governador Confúcio cria dois polos de referência no tratamento oncológico. Um em Porto Velho, no Hospital de Base, via Hospital de Barretos, e Cacoal com o Daniel Comboni e hospital Regional.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Decom

Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Educação, Governo, Piscicultura, Rondônia