Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

Desenvolvimento

Governador apresenta cartão ‘Mais Sementes” e defende microcrédito a pequenos investidores

22 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

“O governo de Rondônia sai na frente no país ao oferecer mecanismos que favorecem o crescimento econômico e social do estado”. A afirmação é do governador Confúcio Moura ao apresentar um elenco de ações implantadas nesta gestão e que impõem mudanças no cenário financeiro e social de Rondônia.

“É uma modernização que estamos implantando com o único objetivo: somar forças no desenvolvimento de Rondônia”, resumiu o governador, assegurando que Rondônia é o primeiro estado brasileiro a oferecer crédito ao trabalhador informal sem que o cidadão tenha dinheiro em conta corrente no banco do Povo.

“O vendedor de pastel que vende este alimento pelos comércios e transporta em bicicleta é uma dessas pessoas que terão acesso ao crédito por meio do governo para melhorar o poder de compra e investir no próprio negócio”, exemplificou o governador, que em seguida exibiu outras inovações desta gestão.

IMG_4711

Aos agricultores, políticos, sociedade, organismos não governamentais e imprensa, o governador Confúcio Moura mostrou um leque de alternativas que vai impulsionar o desenvolvimento do estado. Dentre estas opções, algumas delas deverão ser alinhadas em cooperação mútua entre o governo e entidades e até mesmo individualizadas, como é o caso, por exemplo, o cartão “Mais Sementes”.

O cartão “Mais Sementes” terá um limite de crédito pré-aprovado para o produtor rural. Com o cartão, o pequeno produtor terá acesso a um limite de compras podendo chegar a até R$ 10 mil. Para pagamento em dia, o juro será de 1% ao mês e prazo de 36 meses com carência de seis meses para começar a pagar. O agricultor tem acesso a este crédito por meio de uma das 23 agências do banco do Povo instaladas no estado.

IMG_4721Documentação de imóveis rurais e urbanos

Com programas voltados à documentação de imóveis urbanos e rurais, o governo do estado está garantindo segurança jurídica e agregando valores econômicos tanto às propriedades rurais quanto aos imóveis da área urbana. “É o documento que garante o direito de posse. Com ele em mãos, o imóvel valoriza”, explicou o governador.

O governo do estado pretende até o final deste ano oferecer 70 mil escrituras públicas urbanas. Em Ji-Paraná deverão ser contemplados 3,6 mil imóveis ainda este ano. Outras 5 mil propriedades rurais já receberam o benefício em nível de estado no ano passado.

IMG_47523° Setor

“Acolha seu filho” é outra inciativa do governo do estado. O programa objetiva parcerias com as Organizações Não Governamentais (ONG) no sentido de colaborar com a gestão governamental.

“As igrejas católicas cumpriram um papel fundamental no combate à mortalidade infantil quando apresentou alternativas como a multimistura e o soro caseiro na hidratação às crianças”, lembrou o governador, ao fazer o chamamento das ONGs para aderir ao programa “Acolha seu Filho” – programa de combate às drogas.

IMG_4704GTA Eletrônica

O CNA Card é o Cartão do Produtor Rural. Com ele, basta o produtor ter acesso a ponto de internet para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). “Isso quer dizer menos burocracia para o produtor, menos filas, mais agilidades”, afirmou Confúcio Moura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe