28/04/2024

Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia lançará edital

24 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Criada há pouco mais de dois anos, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) tem desenvolvido paulatinamente projetos que fomentam o avanço tecnológico e científico no estado de Rondônia. Seu público-alvo são os pesquisadores da área pública e ou privada que tenham projetos para o desenvolvimento do estado.

Segundo o presidente da Fundação, Francisco Elder de Oliveira, já foram lançados editais na ordem de R$ 23 milhões, contemplando pesquisas de iniciação científica para mestres, doutores e educação básica.

Para este ano, Fapero irá lançar edital com aporte financeiro de instituições como Capes e CNPq para pesquisa e formação. Segundo Elder, a instituição não faz pesquisa, nem forma mestre ou doutores, “mas promove, fomenta a pesquisa nas mais diversas áreas de interesse do estado”.

Presidente da Fapero

Presidente da Fapero, Francisco Elder

A Fapero beneficiou 300 alunos com bolsas de iniciação científica, sendo a maior parte da demanda de universitários ligados ao ensino público federal, “até porque as verbas investidas têm vindo basicamente de organismos federais”.

Mas esta realidade vai mudar com o lançamento de projetos voltados a professores pesquisadores que envolverem alunos do ensino médio, como é o caso do Iniciação Científica Junior (financiado pelo CNPq) e o Programa de Educação Básica (PEB), financiado pela Capes. “Em breve o governo do estado lançará também o Ciência na Escola, que está em elaboração junto com a Seduc”, que segundo Elder, “vai incentivar o aluno na iniciação científica”.

A lisura e isonomia dos editais são garantidos através da seleção dos projetos que são realizados por uma comissão de avaliadores nacionais, que são cadastrados como professores doutores no banco de dados do CNPq. Desta forma, afirma o presidente da Fapero, “evita-se o favorecimentos na hora da seleção pois a banca avaliadora nem conhece os proponentes”.

O presidente da Fapero disse que está nos planos da fundação, o lançamento para este ano ainda de uma revista com resumos dos resultados principais das pesquisas realizadas no estado. “Além do incentivo a pesquisa, precisamos também dar divulgação para que a comunidade científica também fique informada dos resultados obtidos aqui em Rondônia”.

As notícias da Fapero e consultas de novos editais podem ser acessadas diretamente no site da Fundação: https://rondonia.ro.gov.br/fapero/

EDITAIS JÁ LANÇADOS

– PPSUS, foram liberados 18 auxílios no valor total de R$ 800 mil para pesquisadores Biólogos e Médicos com o objetivo de auxiliar e melhorar o atendimento público de saúde (SUS).

– ICIR: com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no ensino fundamental, médio ou de educação profissional. Voltado para estudantes di 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. Valor total do projeto R$ 322.500,00.

– PPP tem o objetivo de apoiar a fixação de jovens pesquisadores doutores no Estado, financiando seus projetos de pesquisa em qualquer área do conhecimento. Valor do projeto R$ 722.000,00.

– DCR – com três bolsas disponíveis num valor total de R$ 681 mil busca formar pós-doutores, pois permite que Doutores de outras regiões do país venham e se fixem em Rondônia, para aqui desenvolver seus projetos para o desenvolvimento do Estado.

– Pós-DOC – 12 bolsas e 12 auxílios num valor superior a R$ 19 mi, possibilita o desenvolvimento científico e tecnológico, apoiando a formação de pós-doutores para fortalecimento no programa de pós-graduação no Estado.

– BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO, voltado para docentes e discentes, permite a formação de recursos humanos de alta qualidade no Estado por meio de qualificação em programas de mestrado e doutorado reconhecidos pelas Capes, beneficiando estudantes graduados e professores.

– INICIAÇÃO CIENTÍFICA/IC – busca incentivar novos talentos entre estudantes de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior.

– PVC – Pesquisador Visitante Sênior , permite que pesquisados com alto grau de qualificação e reconhecidos nacional e internacionalmente, venham para o estado auxiliando na formação de competências em áreas específicas estratégicas para o desenvolvimento de Rondônia.

– PEB  – Programa de Educação Básica, tem a meta de incentivar a participação de professores do ensino fundamental e médio nas atividades de tutoria de Bolsistas de Iniciação Científica estimulando a interação com grupos de pesquisa de instituições de ensino superior e pesquisa visando a formação de novos mestres em Educação.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Marcos Freire